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Como utilizar o marketing de conteúdo para seus eventos

Marketing de conteúdo para eventos

Quando você organiza um evento, pensa logo na estratégia de divulgação, certo? Chegando próximo da data, você envia lembretes, os participantes passam a receber e-mails e outros tipos de contato para que continuem interessados. Ao invés de apenas divulgar informações sobre o evento e o preço dos ingressos, você pode apostar em conteúdos que ensinam o seu público-alvo sobre a temática do seu evento.  

O marketing de conteúdo para eventos é, basicamente, uma estratégia de marketing digital com o objetivo de planejar e criar conteúdo personalizado para atrair novos participantes e aumentar a venda de ingressos.

Porque é importante investir em marketing de conteúdo para eventos?

Investir em marketing de conteúdo para eventos, definitivamente, é a alternativa mais acessível a ser aplicada. Porém, não podemos esquecer que o custo não é tudo, e o que realmente importa é a eficácia da estratégia.

Estimula o público a participar 

Já sabemos que o marketing de conteúdo de um evento é considerado bem sucedido quando a quantidade de participações é significativa, certo?

A maioria das pessoas não quer fazer a aquisição de um evento antes de conhecer bem o produto. O consumidor não quer investir sem ter certeza de que o evento vale a pena.

Sabendo disso, o marketing de conteúdo encaixa perfeitamente, porque oferece uma maneira fácil de informar o público o que eles podem esperar do evento. Fazendo isso da maneira certa você vai gerar interesse e atrair público suficiente. 

Chama atenção da mídia

Engana-se quem acha que o marketing de conteúdo atrai apenas participantes. Ele chama muito a atenção de veículos de mídia – jornal, rádio, tv – fazendo com que esses veículos possam apresentar seu evento para um novo tipo de público.  

Produz histórico do evento

Para eventos que ocorrem com certa frequência, o marketing de conteúdo serve como um registro das edições anteriores. É verdadeiramente um histórico do evento que destaca, não só os pontos positivos – como a evolução ao longo dos anos e as qualidades que podem, e devem, ser replicadas – mas também os pontos negativos para serem revistos e modificados. 

Marketing de conteúdo: como fazer?

Sabendo dos benefícios, vamos agora aprender a como fazer o marketing de conteúdo para seus eventos. Antes de mais nada, para ter bons resultados, você precisa de uma estratégia focada na divulgação do seu evento. Vamos te mostrar algumas dicas de como fazer isso.

Defina o público-alvo

Quem é o público-alvo da sua ação de marketing? Ou melhor, qual o perfil do participante do seu evento? É muito importante estudar seu público. Isso fará com que o engajamento do seu evento seja maior, que o participante se identifique com a temática e crie uma credibilidade maior também.

Crie histórias

Desde que o mundo é mundo as pessoas se conectam através de histórias, e o marketing de conteúdo é ótimo para criar boas histórias para seus eventos e engajar o público, por exemplo:

  • Mostre um pouco dos bastidores e da organização, isso aproxima o público das pessoas por trás do evento;
  • Fale sobre o evento de forma que crie expectativa no público, contando a história das atividades que irão acontecer;
  • Conte a história de casos reais que aconteceram em edições anteriores, dessa forma as pessoas se interessam a participar;

Tenha provas sociais

Se seu evento acontece com frequência, é válido que você separe declarações e relatos de pessoas que já participaram, o depoimento desses participantes é muito importante porque passa credibilidade e maior autoridade a sua audiência. Hoje em dia as pessoas confiam muito mais em adquirir algo que tenha relatos positivos e opinião de pessoas reais, se sentem mais seguras para investir. 

Agregue valor

Não há maneira melhor de convencer as pessoas a participarem de um evento do que demonstrando que essa ação vai trazer benefícios a vida dela, de que vai agregar valor a sua vida. 

Agregar valor é um dos principais pilares do marketing de conteúdo. Sendo assim, na hora de produzir esse conteúdo, você precisa estar atento a mostrar o que os participantes irão encontrar no seu evento e que tipo de experiência você vai oferecer para resolver os problemas e atender os desejos da sua audiência.

Faça parcerias

O marketing de conteúdo para eventos se beneficia de muitas parcerias. Se você quer atingir novos públicos, publicar conteúdo em outros perfis de redes sociais, sites, canais de YouTube, pode ser interessante. Para que essa estratégia tenha sucesso, você deve escolher parceiros que tenham o perfil adequado para seu evento, e que o público deste parceiro tenha interesse no que você está divulgando.

Fique atento ao engajamento

Com certeza, engajamento é uma das métricas mais importantes e confiáveis para a adesão ao evento. Isto é, se o engajamento estiver menor que o esperado, é bem provável que isso reflita na participação no dia do evento.

A quantidade de compartilhamentos e respostas a cada conteúdo divulgado é uma das métricas mais utilizadas. Analisando o resultado individual de cada conteúdo, é possível reajustar o seu plano de marketing. E, hoje em dia, já existem muitas ferramentas que podem metrificar o engajamento de diversas formas, facilitando seu trabalho.

Não esqueça o pós-evento

O evento aconteceu e foi um sucesso. Nessa hora você NÃO PODE abandonar sua estratégia de marketing, esse momento é muito importante para você reforçar ao público o sucesso que seu evento teve e gerar interesse para as próximas edições. Por isso, mesmo após o término do evento, você deve continuar produzindo conteúdo, é essa constância que vai fazer com que o público não se esqueça de você.

O que você achou? Ainda ficou alguma dúvida?

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