Eventos Híbridos: Como fazer e quais seus benefícios
Eventos presenciais foram retomados e isso potencializou a realização de eventos híbridos. Esse tipo de evento já é a nova tendência dos últimos anos. O crescimento dos eventos online no período de pandemia provou que a tecnologia veio pra ficar, além de ser muito benéfica para gestores de eventos.
Preparamos este artigo para você entender o que é e quais os principais benefícios da realização de um evento em formato híbrido.
O que são eventos híbridos?
Um evento híbrido é um tipo de evento que consegue unir o presencial ao virtual. Eles se caracterizam por possuírem uma estrutura semelhante aos eventos presenciais, porém com a possibilidade da transmissão online ser gravada ou ao vivo.
Alguns eventos híbridos contam com a presença de participantes junto com a transmissão online. A versatilidade desta modalidade de evento é uma boa opção para quem quer aliar a experiência do offline com o online.
Quatro benefícios para realizar um evento híbrido:
1. Aumento do alcance: devido ao crescimento global do acesso à internet, um evento híbrido pode alcançar qualquer lugar do mundo se utilizar uma transmissão segura e estável. Assim, um evento híbrido sempre estará próximo de seu público, não importa o local em que esteja acontecendo. Afinal, esse é um dos principais problemas para quem realiza eventos, atingir o maior número de pessoas possíveis, e a distância é um dos principais complicadores. Além de não ter problemas com deslocamento, você também irá atrair aqueles que simplesmente não querem sair de casa para participar de um evento.
2. Melhor custo-benefício: eventos híbridos possuem a característica de serem mais econômicos. Mesmo considerando o uso de plataformas online pagas para a realização da transmissão, os eventos desta modalidade continuam mais econômicos. Além disso, a suspensão dos limites geográficos facilita o acesso a palestrantes do país inteiro, e até do mundo, isso gera economia com hospedagem, passagem, etc.
3. Auxílio da tecnologia: Eventos virtuais provaram que podem facilitar a vida do organizador, principalmente considerando a eficiência que os sistemas online para eventos oferecem. A modalidade híbrida conta com o auxílio da tecnologia que já acontece nos eventos online. Portanto, o uso das transmissões online, chat para participantes, criadores de sites profissionais, irão atuar em harmonia com o presencial. Não é necessário investir em uma mega estrutura para realizar um evento híbrido. Na verdade, poucas adaptações já permitem a realização de um evento nesse formato.
4. Aproveitamento do conteúdo: O conteúdo apresentado em eventos presenciais, normalmente se perde rapidamente. Tudo que fica são apenas as anotações e rabiscos feitos pelos participantes. Com a possibilidade de gravação em um evento híbrido é possível aumentar a vida útil de tudo que é apresentado. Isso garante que tudo o que é compartilhado no evento seja melhor aproveitado posteriormente.
Como fazer um evento híbrido?
Uma das principais necessidades dos eventos híbridos é oferecer uma experiência conectada entre o presencial e o online . Por isso, é importante pensar no local do evento, buscando uma infraestrutura adequada para atender tanto a parte online, quanto a presencial.
Já vimos que a experiência compartilhada é um pilar importante na realização de eventos híbridos, sendo assim é necessário garantir interação, e nesse caso a tecnologia é sua grande aliada. Você pode apostar em área de transmissão personalizada com opções de interatividade com seu público, garantir uma conexão segura e estável, criar um site exclusivo para o evento (onde todos os participantes podem ter mais informações sobre o evento), comunidades de Whatsapp, Telegram e interações nas redes sociais.
Por fim, você vai precisar criar uma equipe híbrida e que esteja integrada de fato. As atividades devem ser bem divididas entre a equipe presencial e online, mas sempre mantendo a integração de tudo para que a experiência compartilhada realmente aconteça.
Gostou de conhecer mais sobre os eventos híbridos? Já pensou em organizar um na sua empresa?