Destaque

Como escolher influenciadores para sua marca

Se você é proprietário de uma empresa, um empreendedor individual, uma startup em busca de visibilidade, autoridade de marca, mais tráfego ou aumento nas conversões, o marketing com influenciadores deve fazer parte do seu planejamento.

Na hora de criar uma estratégia com os influenciadores digitais você precisa: conhecer sua persona, definir o objetivo da sua campanha, entender o relacionamento do influenciador com seu público e, principalmente, saber escolher o influenciador que melhor vai representar sua empresa. 

Nesse artigo, vamos te ajudar a entender o que são influenciadores, o que eles fazem e quais os tipos de influencers que o mercado oferece.

O que são influenciadores?

O termo “influenciador” é uma maneira simples de se referir ao influenciador digital. Influenciadores digitais são pessoas que, por meio da produção de conteúdos em mídias sociais, atraem uma quantidade massiva de seguidores. Assim, suas postagens viralizam com facilidade e, muitas vezes, atingem diferentes esferas midiáticas. Como o próprio nome já sugere, eles podem influenciar o comportamento e as decisões de compra de seus seguidores.

O que faz um influenciador?

Um influenciador é alguém que conquistou uma audiência engajada por meio do compartilhamento de conteúdo, e isso gera muita credibilidade em seu nicho. Os seguidores valorizam suas opiniões e gostam de observar seu estilo de vida, o que simplifica a tarefa de promover um produto ou marca. Eles fazem parcerias com marcas visando mudar a percepção das pessoas sobre esses negócios.

Tipos de influenciadores?

Nano Influencers: Os nano influenciadores são consumidores típicos que postam fotos de produtos e compartilham avaliações de suas compras. Eles conquistaram entre 1 mil e 15 mil seguidores em, pelo menos, um canal de comunicação da internet. O público é pequeno, mas geralmente muito engajado. 

Se seu objetivo como marca é gerar conteúdo autêntico, maior reconhecimento, conversões mais altas e crescimento constante, escolha trabalhar com nano influenciadores. Eles tem maior credibilidade e engajamento devido ao menor número de seguidores, pois é mais fácil manter contato um a um, o que possibilita a criação de campanhas direcionadas para um nicho menor ou uma campanha específica.

Micro Influencers: Trabalhar com micro influenciadores é um ótimo começo para sua estratégia de marketing de influência. Atualmente, basear-se em apenas número de seguidores é uma visão limitada, o que cria um bom relacionamento com o público e a proximidade e experiências compartilhadas.

Os micro influenciadores são dispostos e aptos a responder perguntas sobre um determinado produto. Normalmente, eles  têm mais empatia com seus seguidores e entendem seus pontos de dor, então são capazes de explicar como um produto pode ajudar a resolver problemas. São realmente defensores de um produto ou marca, e não apenas alguém que o promove pelo dinheiro.

Macro Influencers: Na hierarquia dos influenciadores, os macro influencers estão em um plano intermediário. Ou seja, eles têm de 500 mil a 1 milhão de seguidores em pelo menos uma rede social.

Os macro influenciadores são caros para se engajar, normalmente atletas ou líderes de pensamento, então você precisa justificar o investimento. São ótimos para lançamentos de produtos com apelo massivo e construíram sua influência ao longo de vários anos.

Mega Influencers: são os maiores, aqueles com mais de 1 milhão de seguidores em uma rede social. Os mega e macro influenciadores têm um grande alcance, porém nem sempre têm o maior impacto para as marcas, ainda assim, os mega influenciadores tem um alcance muito maior. Se o objetivo da marca é atingir o maior número de pessoas, esse influenciador é o tipo ideal.

O marketing de influência pode impulsionar opiniões e decisões das pessoas, isso faz com que o cliente vá até a sua marca. Sendo assim, é muito importante saber escolher corretamente o influenciador que você vai utilizar para divulgar e impulsionar sua marca.

A Insperiência tem speakers e projetos exclusivos que podem ajudar a impulsionar sua marca, clique aqui e conheça.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *