Marketing de influência: invista em histórias
O tema dessa semana é Marketing de Influência. Estamos contando com a ajuda do André Barros, um dos criadores do canal de Youtube “Desimpedidos“, para refletirmos a respeito dessa importante novidade na área da comunicação.
Publicamos uma reflexão produzida pelo André que você pode conferir aqui. Nela, ele fala sobre como o mundo está mudando e a forma que as pessoas consomem e produzem conteúdo também. Ele também demonstra que uma marca que quer estar antenada e alinhada ao seu público precisa se adaptar a essas mudanças.
Investir em relacionamento com influenciadores digitais é uma forma bastante efetiva de criar um elo com o público. Isso porque os influenciadores são como “representantes” de determinado nicho. São pessoas que falam a língua desse grupo, capazes de transmitir uma mensagem que gere interesse de fato. Muito diferente de uma propaganda genérica na televisão, por exemplo.
Para entender um pouco mais sobre a relação de nossos seguidores com esse tema, fizemos algumas enquetes em nosso Instagram (@insperiencia). Toda semana criamos esse tipo de interação, inclusive 😉 E depois apresentamos os dados obtidos e levantamos algumas hipóteses por aqui.
Relação com influenciadores
As respostas foram bastante divididas: 46%, aproximadamente, disseram que compram de marcas que são indicadas por influenciadores, enquanto 54% não tem esse costume.
Com um smartphone conectado à internet nas mãos, qualquer pessoa tem acesso a um mundo de informações. Isso faz com que o consumidor seja muito mais criterioso na hora de pesquisar sobre um produto. Nem sempre a indicação de um influenciador será decisiva – o consumidor pesquisa mais, compara, busca resenhas de produto, avaliações nas redes sociais –, mas o Marketing de Influência pode ser uma forma do público conhecer o produto e a marca, o que já facilita na decisão de compra.
Perguntamos aos nossos seguidores os itens que viram influenciadores falando a respeito e tiveram interesse em comprar. Os itens mais citados foram maquiagem e eletrônicos, como e-readers. Interessante observar que empresas de cosméticos têm investido cada vez mais nos “mimos” para blogueiras, pessoas que têm muita credibilidade entre o seu público, usam os produtos e mostram o resultado.
Mas é claro que o contato com os influenciadores pode ser benéfico para muitos outros mercados e negócios. Verificamos que 46% das pessoas buscam informações sobre um produto no site da empresa. Por outro lado, 32% acessam as redes sociais para fazer essa pesquisa. É importante que esse consumidor encontre boas avaliações nessa busca, ainda mais quando vem de pessoas com muito engajamento (e credibilidade), isto é, dos influenciadores.
Resumindo: não dá pra negar a importância e a eficácia de investir em Marketing de Influência. Basta conhecer o seu público alvo e as pessoas que têm relevância dentro desses grupos, isto é, quem esse público acompanha nas redes sociais, o tipo de conteúdo que elas consomem. Fortaleça sua estratégia de Marketing com os influenciadores digitais!