Tipos de Eventos Corporativos: conheça os principais
Eventos corporativos são uma ótima forma de aumentar a comunicação e o relacionamento entre os membros de uma empresa. Existem diversos tipos de eventos corporativos, com características, abordagens e objetivos diferentes, e é necessário conhecer bem como funcionam cada um, para escolher aquele que melhor atende às suas necessidades.
Pensando nisso, vamos apresentar os principais tipos de eventos corporativos e explicar o formato de cada um deles. Vamos lá?
Congressos
Trata-se de eventos empresariais de grande porte, de caráter mais técnico na maioria das vezes, e geralmente duram vários dias ou até mesmo uma semana inteira. Além disso, podem apresentar uma abrangência regional, nacional ou internacional.
Esse tipo de evento tem como objetivo apresentar e discutir assuntos que levem ao enriquecimento dos participantes, por isso normalmente são idealizados por universidades, entidades, associações de classe ou estudiosos.
Os congressos são norteados por um assunto principal, que pode ser subdividido em tópicos e discutidos em pequenos eventos, como: simpósios, mesas-redondas, palestras, cursos, workshops, realizados todos dentro do mesmo evento.
Convenções
Esse tipo de evento é muito semelhante aos congressos, também são mega eventos, porém com uma maior participação, interação e envolvimento dos participantes. Por isso, são muito comuns em encontros de empresas ou categorias profissionais.
Existem vários tipos de convenções, e todos tem o objetivo de apresentar o tema a ser discutido e tirar todas as dúvidas sobre ele. Um exemplo são as convenções comemorativas, que são organizadas para promover determinado produto ou serviço, assim como para discutir e definir o piso salarial.
Outro exemplo são as convenções de vendas, que podem reunir vendedores, distribuidores e representantes. O objetivo é engajar e estimular equipes, além promover produtos ou serviços, para que os participantes possam realizar melhor o seu trabalho.
Seminários
O Seminário é um dos tipos de eventos corporativos mais conhecidos e é dividido em três fases: exposição, discussão e conclusão, mas sem, necessariamente, buscar chegar a alguma conclusão.
Essas reuniões são ministradas por especialistas que, muitas vezes, exige dos participantes algum conhecimento prévio do que será tratado. O objetivo principal é informar e capacitar os participantes, para que todos consigam desenvolver novas capacidades a respeito do assunto.
Workshop
O Workshop, também conhecido como oficina, tem a característica de trabalhar temas de maneira mais prática. Há primeiro uma exposição do conteúdo definido, depois uma discussão do tema, uma prática em grupos (por isso o nome de oficina), e uma etapa de conclusão.
Os workshops têm como objetivo principal a prática do conteúdo ensinado, por isso são mais diretos e realizam a prática logo depois da exposição do tema. Assim, os participantes têm mais oportunidade de praticar o que foi discutido, adquirindo mais experiência.
Feiras
As feiras são eventos corporativos que reúnem várias empresas expondo seus produtos, serviços e projetos para um público específico. Em sua maioria são organizadas para um grande público, pois é uma ótima ferramenta de marketing para promover interação entre fornecedores e compradores.
Esse tipo de evento possui objetivos e regras bem definidos. Em muitos casos, não é permitida a comercialização durante sua execução, pois o objetivo é exclusivamente de fazer contatos.
Palestras
Quando se fala em organização de eventos empresariais, uma das mais frequentes são as palestras.
Palestras são eventos de curta duração, que abordam temas relevantes para os participantes através de um especialista. Todo o evento gira em torno dos palestrantes, ele é o responsável por transmitir seu conhecimento e experiências sobre o tema principal, seguido de um espaço reservado para perguntas e discussão.
Conferências
Para encerrar nossa lista de eventos corporativos, temos as conferências. Conferências são reuniões de caráter formal, com etapas bem definidas. Esse evento, normalmente, é conduzido por um presidente da mesa: o conferencista, responsável por desenvolver o tema escolhido e intermediar o assunto com a platéia.
Uma conferência deve promover o ambiente ideal para debates e são utilizadas por diversos segmentos da sociedade.
Independentemente do tipo de evento que você vai realizar, duas ações são importantes de serem tomadas – e já falamos sobre elas aqui no blog. O principal é a organização de um planejamento para seu evento, é fundamental ter todos os processos bem definidos para o sucesso de um evento. Segundo ponto, mas não menos importante, é inovação. Seja qual for o tipo de evento que você escolher, lembre-se de inovar. Apresentar algo diferenciado e sem limitações fará toda a diferença para seu público.
A maioria dos eventos incluem especialistas nos temas abordados, então ser criterioso na escolha de bons profissionais é fundamental para o sucesso do evento.