White Mirror: o lado bom da tecnologia
Black Mirror é uma série de televisão britânica centrada no mal-estar contemporâneo, relacionado principalmente às implicações da tecnologia na sociedade moderna. Em 2015, foi comprada pela Netflix e se tornou um grande sucesso no mundo todo. Mas seria a tecnologia essa grande vilã que a série demonstra?
Ainda que você não seja tão ligado em séries de televisão, é pouco provável que desconheça o grande sucesso da Netflix. Mesmo que não tenha assistido um episódio sequer, é difícil fugir dos spoilers e das discussões que envolvem o tema abordado: a tecnologia.
Afinal, quem nunca ouviu um “Isso é tão Black Mirror, meu” quando as inovações tecnológicas mostram a sua cara?
Mas, vem cá: você seria capaz de viver sem nenhum tipo de tecnologia? Já parou para pensar como seria a sua vida sem a internet e os diversos gadgets que utiliza diariamente? Difícil! E olha que ainda nem abordamos o termo de uma maneira mais abrangente.
A transformação do meio ambiente e dos recursos naturais a favor do homem são, também, inovações tecnológicas. Ou seja, a evolução humana caminha com a tecnologia desde sempre. A descoberta do fogo, a invenção da roda, as construções… Dá para imaginar uma vida sem as coisas que consideramos básicas?
Pois é, mas parece que a tecnologia chegou em um nível alarmante. As novas gerações nascem um mundo totalmente digital e são incapazes de distinguir on-line e off-line. Pessoas que dizem que não dormem com o celular do lado cama geram o maior espanto entre os demais.
Ter um smartphone conectado à internet em mãos é ter acesso a uma infinidade de informações, além de nos conectar em tempo real ao mundo todo, sem falar do GPS e diversos serviços que utilizamos.
Por outro lado, o uso desse mesmo celular pode gerar uma forte dependência. Pessoas que não conseguem se desconectar, ficam ansiosos e até mesmo depressivos. Existe, inclusive, a síndrome de FoMO (“Fear of missing out“, o medo de estar perdendo algo), descrita pelo vício em redes sociais.
Consciência no uso da tecnologia
Em Black Mirror, as situações absurdas propostas também são muito verossímeis. Além disso, os episódios mais incômodos estão relacionados ao mau uso da inovação. O que pode ter sido inventado para proporcionar melhores condições de vida, de repente passa a ser usado indiscriminadamente. E é aí que a situação foge do controle.
Precisamos lembrar que a tecnologia veio para melhorar as nossas vidas. Cabe a cada um de nós controlar a forma que fazemos uso dela.
Não podemos negar a importância da tecnologia na medicina, por exemplo, ou na invenção de medicamentos e vacinas. Assim como a dessalinização da água é uma das nossas esperanças nos tempos atuais.
Os avanços tecnológicos na área da educação tornaram o processo de aprendizagem mais fácil e interativo. Quando estamos realmente comprometidos em aprender, a internet é uma opção consideravelmente acessível, repleta de cursos online, videoaulas e muito conteúdo interessante. O difícil mesmo é não se distrair com outras coisas, não é mesmo?
Ao mesmo tempo em que a tecnologia pode ser destrutiva para as pessoas e para o meio ambiente, ela também pode ser a solução.
Mas é importante saber que a consciência deve partir de nós, não dos robôs.