Use a voz a seu favor
Uma voz firme e convincente pode ser uma grande aliada no mundo dos negócios. Ela é capaz de transmitir confiança, responsabilidade e demonstra segurança no tema debatido. Se a sua voz vacila em um momento importante, a sua credibilidade pode ser posta em cheque.
Diferente do que muitos pensam, a voz não deve ser uma preocupação somente para cantores, locutores de rádio e apresentadores de televisão. Ter consciência vocal é uma ferramenta que pode agregar muito na vida de qualquer profissional, independente de sua área de atuação. Ela é importante até mesmo no âmbito pessoal, nas relações interpessoais.
Em nosso último post, frisamos a importância de saber falar em público. Entretanto, sabemos que não basta focar somente no conteúdo e no design do material de apoio (como elementos visuais e textuais de uma apresentação). A entrega, isto é, a própria apresentação do conteúdo é, sem dúvidas, o ápice – e, por consequência, o ponto que mais gera medo nas pessoas. A forma de falar é tão importante quanto o conteúdo em si.
E se eu travar? E se minha voz não sair?
O medo de gaguejar, de não falar alto o bastante, de forma clara e entendível… Todos sabemos o quanto todos esses problemas podem prejudicar uma fala importante e interromper um fluxo determinado. Sem contar o nervosismo que esse tipo de situação pode acarretar no resto da apresentação.
Preparação do conteúdo
Use a voz para compartilhar conteúdo relevante. Se esse conteúdo for estruturado com antecedência, parte da sua insegurança será dissipada. Quando há preparação prévia, nos sentimos muito mais seguros na hora de soltar a voz.
Além disso, a preparação garante um maior nível de assertividade e convicção na fala. Uma pessoa que fala com segurança transmite muito mais confiança aos expectadores.
Se precisar de uma ajuda nessa tarefa, confira o material que disponibilizamos aqui. É um passo a passo para construir apresentações incríveis 😉
Consciência vocal
Ter consciência da própria voz é um passo importante para uma comunicação efetiva. Não basta apenas falar: é preciso alinhar a sua voz às suas expectativas. Entender de que forma sua mensagem está sendo recebida.
Sabe quando você fala algo de forma enfática e alguém entende como grosseria? Isso pode ser evitado através do conhecimento vocal, do uso da entonação adequada à intenção da fala.
Até o tema mais sério e difícil de ser abordado se torna mais leve quando falamos de forma agradável, simpática e envolvente. Esse tipo de comportamento atrai a atenção das pessoas, emociona, gera interação e uma absorção maior do conteúdo.
Técnicas de produção vocal
Outro elemento importante é conhecer as técnicas para produção vocal, além de cuidar da voz principalmente quando precisar usá-la de forma intensa e por tempo prolongado. Como? Sono, nutrição e hidratação são fatores essenciais.
Segundo o website do Dr. Drauzio Varella, “Para haver emissão da voz, o ar inspirado que entrou pelas narinas ou pela boca e chegou aos pulmões tem que fazer o caminho de volta no sentido ascendente e percorrer a laringe. É nesse órgão que se localizam as cordas vocais, pregas que se afastam ou se aproximam com a passagem do ar e produzem o som”.
Ou seja, a voz depende – basicamente – da respiração. Ter controle sobre ela garante uma melhor projeção da voz, o que auxilia uma fala mais clara e potente. Pausas na fala são necessárias justamente para que a falta de ar não prejudique a expressão vocal. O uso de microfone em espaços maiores também é muito importante para que a voz seja preservada, sem a necessidade de falar alto demais.