Um outro mundo, mas com a mesma essência
Por Guga Schifino
o mundo data driven nada mais é, no fundo, que um mundo people driven
Paz, saúde, conforto e segurança para nós e para as pessoas que amamos. Esse continua sendo o drive da Humanidade. O que mudou foi a forma de chegar a esse objetivo. Agora está mais simples e acessível, colocar as pessoas no centro e, mais que isso, compreender que o mundo data driven nada mais é que um mundo people driven.
Depois de uma fase de deslumbramento com redes sociais e com gadgets perecíveis, entramos verdadeiramente na era digital. A internet 5G e os processadores quânticos darão o ritmo da transformação. É um outro mundo, completamente diferente, com novas soluções que não precisam vir necessariamente de novas empresas. Nesse mundo, o chip que está com você (ou em você) acompanha sua saúde 24 horas por dia, e não mais no check up anual ou no momento de desespero com a doença.
Nessa nova era, você recebe o que precisa para sua próxima refeição, cinco minutos antes de prepará-la. Nada de compra do mês ou da semana: tudo se consome fresco, nada se desperdiça. Se você quiser algo pronto, alguém vai te entregar em poucos minutos, por menos de um dólar.
Esse cenário à primeira vista utópico é possível hoje porque dezenas de startups e big tech globais estão solucionando problemas dos clientes todos os dias. Onde há esforço, perda de tempo, ineficiência ou desperdício, alguém em algum lugar do mundo está desenvolvendo uma solução que vai resolver essa dor. E, arrisco dizer, em menos de dois anos só quem quiser vai ter trabalho para consumir.
Sim, tudo muito diferente mesmo. De cabo a rabo. Compreender esse mundo guiado por dados e direcionado para as pessoas é fundamental para você se manter relevante no atual contexto.
A essência, porém, não muda. Afinal, a Humanidade continua seguindo a passos largos para melhorar sua qualidade de vida. Por mais que muita gente diga o contrário ou que algumas nações insistam em andar de lado, o mundo anda para a frente e rapidamente, em direção a usarmos a tecnologia para vivermos cada dia melhor e mais próximos de quem amamos.