Destaque

Solidariedade não é dar o que sobra (é dar o que falta)

solidariedade não é dar o que sobra (é dar o que falta)

Bate um desespero quando pensamos nas desigualdades da sociedade em que vivemos, né? São tantas pessoas precisando do básico pra viver, enquanto a renda fica concentrada nas mãos de uma minoria. No entanto, uma forma da gente renovar as energias é falando sobre solidariedade e todos os atos que envolvem esse sentimento tão nobre.

solidariedade criança dando um doce pra outra

É por isso que escolhemos falar sobre esse assunto essa semana. Já publicamos um texto refletindo a respeito: Solidariedade: um ato inverso (se você ainda não leu, vale a pena conferir). Nosso principal objetivo foi demonstrar que as ajudas não dependem de recursos financeiros. Você pode, sim, fazer doações de dinheiro, mas também pode ajudar de diversas outras formas.

Como de costume, também fizemos enquetes no nosso Instagram (@insperiencia). Além de refletirmos sobre um assunto, também achamos importante dialogar com nossos seguidores e entendê-los um pouco mais. Bom, aproximadamente 77% das pessoas que participaram já fizeram algum tipo de doação.

Algumas pessoas já doaram dinheiro, de fato, mas muitas outras indicaram formas diferentes de ajudar. Para mencionar algumas: roupas, tempo, conhecimento, carinho, amor, brinquedos, alimentos, móveis, sangue, remédios, água, livros… Pra quem tem fácil acesso pode parecer pouco significante, são coisas simples, mas fazem muita diferença na vida de quem carece do básico.

Como esperávamos, a vontade de ser mais solidário foi quase 100% confirmada na enquete. E aí ficam as perguntas: se a intenção de ajudar outras pessoas existe, por que não colocamos em prática? Qual é o obstáculo que nos impede de exercer a solidariedade? Se você não faz parte do grupo que precisa de ajuda, para todas as possíveis justificativas existe uma solução.

Se a questão é dinheiro, já mencionamos outras formas que não requerem uma contribuição financeira, como doar sangue, trabalho voluntário, doação de itens que você já tem, como roupas, calçados, etc. Muitas delas também não exigem muito do seu tempo, caso seja esse o problema.

E, por último, se você ainda não sabia exatamente como poderia ajudar outras pessoas, esperamos que agora já saiba e esteja convencido de que é possível fazer o bem com o que está ao seu alcance!

the moral of the story is be nice to people! a moral da história é seja legal com as pessoas!

E aí, tá esperando o que pra exercer a solidariedade? 🙂

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *