Destaque

RH: forme um time campeão na sua empresa!

Manter os colaboradores engajados e motivados é um dos maiores desafios dos profissionais de Recursos Humanos dentro das empresas. Uma das soluções mais frequentes que você deve recorrer é a contratação de palestras que motivem e inspirem a equipe, certo? Agora você já imaginou levar um conteúdo focado na superação de desafios e na busca da construção de resultados positivos?

Ninguém melhor para ajudar você na missão de ter um time campeão, que profissionais capazes de inspirar através da própria experiência de vida. E esta é a nossa missão hoje, queremos mostrar para você como um esportista campeão pode contribuir na melhoria da performance da sua empresa.

Esporte versus Trabalho

Vamos começar fazendo uma analogia do esporte com o ambiente de trabalho: no esporte vocêaprende a perder, a ganhar, a trabalhar em equipe, ser líder e ter disciplina, certo? No ambiente corporativo não é diferente. Você precisa de determinação e foco para atingir os objetivos.

A campeã brasileira de vôlei Virna Dias é palestrante e compartilha sua experiência no esporte. Para ela, o diferencial da sua palestra é o comparativo entre as diferenças lideranças que teve ao longo da carreira. “Além de abordar assuntos como resiliência e trabalho em equipe, faço uma comparação entre os três tipos de liderança que tive em minha vida e como cada uma delas afetou nos meus resultados enquanto atleta”, explica. Este ano, Virna palestrou na convenção de vendas da Avon. O que mais gostamos na palestra da Virna foi a interação e facilidade dela se conectar com a nossa necessidade versus sua experiência de vida, o que trouxe um legado inspirador para as participantes”, conta Carla Lima Alcântara, coordenadora de treinamentos e vendas da Avon.

Os tenistas brasileiros Bruno Soares e André Sá também fazem uma relação entre o tênis e o trabalho dentro das empresas. Temas como paixão, disciplina, foco, derrota, comprometimento e rotina são abordados em suas palestras.

Superação e Inspiração

Outro fator que contribui muito para o aumento no número de contratação de palestras de atletas são as histórias de superação e inspiração dos esportistas. Saber de todas as dificuldades que os atletas passam para conquistar seus objetivos encanta o público que, muitas vezes, se identifica com a história. Uma palestra que aborda o tema de superação é do lutador Junior Cigano, que deixou de ser garçom para se tornar campeão mundial dos pesos pesados do UFC. “Na minha palestra, eu narro a minha trajetória que é desconhecida para a maioria do público. Passei por inúmeras dificuldades até chegar onde cheguei e comecei a trabalhar muito cedo para ajudar nas despesas de casa. O público se identifica e fica mais fácil”, explica ele.

Outro atleta que aborda o tema superação em suas palestras é o jogador de futsal Falcão, eleito o melhor do mundo pela FIFA por dois anos consecutivos. Em 2012, o craque sofreu uma lesão e, devido ao estresse, sofreu uma paralisia facial, sendo cortado da Copa do Mundo de Futsal. “Foram 37 minutos em quadra e 4 gols. Entrei na partida e virei o jogo, mesmo sem um dos olhos enxergando bem.”, conta ele. “Aí você encontra algumas pessoas que não vão trabalhar por dor de cabeça ou um simples resfriado. No esporte, mesmo completamente debilitado, a gente vai até o final.”

Vitória e Derrota

Outra forma de um atleta motivar os colaboradores de uma empresa é fazendo um paralelo entre as vitórias e derrotas vividas no esporte e no ambiente corporativo. Um exemplo de um palestrante que faz essa relação com propriedade é o pentacampeão pela seleção brasileira Denílson, que atualmente apresenta o programa televisivo Jogo Aberto. Durante sua carreira, o ex jogador passou pela derrota na Copa do Mundo de 1998 e pela vitória na Copa seguinte, em 2002.   “A derrota de 1998 foi o maior aprendizado profissional que eu tive. Naquele momento, em que vivíamos uma crise com a lesão do Ronaldo faltou um líder. E a liderança é fundamental num momento como este”, conta Denílson. “Na Copa seguinte, aplicamos tudo o que aprendemos com a derrota. Equilíbrio, preparo, foco e uma liderança bem preparada fizeram a diferença”.
Entenda um pouco melhor o universo das palestra e como escolher o melhor palestrante para o seu evento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *