Sem categoria

Questionário – Sua empresa está pronta para a nova era tecnológica?

O mundo está em constante mutação. Desde a pré-história tem evoluído sem nunca estacionar. No entanto, era comum nascer, crescer e morrer sob uma mesma realidade. Quando muito, testemunhava-se uma revolução e nada além disso. Mas temos presenciado uma grande aceleração na inovação. A Lei de Moore, idealizada pelo co-fundador da Intel Gordon Earl Moore, dita que os computadores (entenda como informática em geral) devem dobrar sua capacidade a cada dois anos e desde 1960 a tecnologia tem evoluído assim.

A tecnologia e as empresas têm uma missão muito parecida: a de resolver problemas. Não é acaso que as empresas mais valiosas do mundo são formadas por programadores e designers de tecnologia. Hoje, a maior rede de transporte do mundo não possui nenhum carro, a maior empresa de aluguel de quartos ou casas não possui uma cama para hóspedes e a maior vendedora de mídia nunca colou um cartaz em outdoor. Então, é óbvio que as empresas que melhor usarem a tecnologia, obterão grande vantagem no mercado. Mas como saber se a minha equipe e empresa estão prontas? Reflita sobre essas questões:

ELA TEM SE ATUALIZADO?

A principal pergunta vem primeiro. É comum que a rotina prenda as pessoas ao comum, fazendo-as repetir as mesmas coisas dia após dia. O grande desafio das empresas e profissionais modernos é não permitir isso. Manter as antenas captando o que está acontecendo no mundo é o primeiro passo para preparar-se para nova era tecnológica. Nem tudo que é novo será aproveitado, mas se algo está afetando a sociedade e o seu público-final, você deve entender disso.

A TECNOLOGIA É AMIGA OU INIMIGA?

Como ela tem sido usada no dia a dia da empresa? Se os colaboradores perdem horas por dia no smartphone ou precisam de semanas de treinamento para aprender a utilizar um sistema é porque ela ainda não potencializou a performance da empresa como poderia. Para tornar a tecnologia uma parceira é necessário mudar o pensamento geral e buscar parceiros que possam implementar as melhorias possíveis nos processos e soluções da empresa.

JÁ CHEGOU EM SEU LIMITE TECNOLÓGICO?

Existem dezenas de novidades chegando ao mercado todo mês. Cabe a cada organização aproveitar o que é melhor para a sua área. Nem tudo é acessível, mas algumas ferramentas dão incrível vantagem, gerando um ROI atraente. Apenas para citar algumas inovações que já chegaram e outras que estão no horizonte: computação vestível, impressão 3D, inteligência artificial, internet gratuita mundialmente, massificação do smartphone, realidade virtual, internet tátil, biotecnologia, novas formas de transferir dinheiro. Toda empresa pode melhorar em algo. Por exemplo: uma empresa de jogos de tabuleiro pode produzir seus protótipos em tempo real com impressoras 3D; uma imobiliária pode propor visitas online realísticas a um apartamento decorado através da realidade virtual e etc.

O QUE TEM OFERECIDO AO CLIENTE?

É cada vez mais comum o surgimento de escândalos virais de clientes denunciando uma empresa. A internet popularizou-se de vez há pouquíssimo tempo com a massificação do smartphone e da internet móvel. Isso interligou as pessoas intensificando cada publicação online. Todavia a lupa digital não está somente nas crises, mas também no posicionamento. Há décadas a máquina de escrever era a rainha, depois o desktop assumiu o seu lugar, logo depois veio o notebook que nasceu enorme e terminou fino dando lugar ao smartphone – que em essência perdeu completamente o seu sentido porque é usado 95% como computador e 5% como telefone e há tendência de que ele será substituído em menos de dez anos. Esse é apenas um exemplo de que as soluções avançarão e a sua organização pode estar na crista desse avanço. Já pensou em uma farmácia sem loja física? O cliente acessa um app e tem os seus remédios controlados e produtos de higiene entregues mensalmente sem esforço algum – nem de pedido nem de pagamento. Produtos extras? Basta um toque para que cheguem em trinta minutos.

 

Conclusão

Às vezes a tecnologia parece muito distante da realidade. Mas o que é uma chave de porta comum hoje, no passado era um incrível solução que também parecia distante. Estando no alcance ou não, a mente precisa estar aberta à inovação para que as oportunidades não passem desapercebidas. Os taxistas são resistentes ao Uber e isso tem prejudicado o sua evolução. Você quer ser resistente à inovação também?

 

O que achou deste texto? Concorda? Deixe um recado nos comentários!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *