Por que receber um NÃO é melhor do que um SIM?
Se você é aquela pessoa que fica um tanto quanto incomodado ao receber um não, esse texto é para você! Mas se você consegue aceitar quando te falam não, a gente vai te provar que você está no caminho certo.
A importância de saber ouvir um não
Conseguir lidar com a derrota e a rejeição são dois principais indícios que caracterizam alguém flexível. Além disso, as pessoas que não estão acostumadas que as coisas aconteçam de outra forma que não a delas, se tornam extremamente frustradas quando enfrentam situações de negação ou rejeição.
De acordo com a psicóloga Marina Vasconcellos, terapeuta familiar e de casal pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), “a aceitação tem a ver com o modo como a pessoa foi criada. Se desde pequena alcançava tudo o que queria, sem passar por grandes frustrações e sem acatar os ‘nãos’ necessários, a pessoa cresce esperando que o mundo lhe diga ‘sim’. E fica muito desapontada caso ocorra o contrário”,
Quando o NÃO é melhor que o SIM
[wp_quiz id=”890″]
O que você desenvolve quando recebe um NÃO
Te torna um melhor chefe
Você se torna uma pessoa menos autoritária e mais empática, mas sem perder a confiança para tomar decisões sendo uma ótima opção para um cargo de liderança.
Um ótimo funcionário
Sabe cumprir ordens e sabe se posicionar pois não tem medo de arriscar e se posicionar.
Uma pessoa mais criativa
Consegue levar a criatividade para outro nível, arriscando e propondo ideias diferentes. E quando precisar obedecer os limites do briefing, consegue se adaptar.
Alguém que gosta de desafios (ou pelo menos, que se sai muito bem com eles)
Não teme erros e negativas, ou seja, está disposto à enfrentar problemas e criar novas soluções.
Conseguem fazer uma melhor gestão das suas carreiras
Independente da fase profissional que estejam passando, sempre contam com o “não” como uma possibilidade e traçam cenários para qualquer que seja a ocasião.
Saber aceitar a rejeição é um grande passo no caminho do autoconhecimento e do seu desenvolvimento profissional e pessoal. Saber ouvir “não” é saber respeitar o tempo e o momento das coisas, é aproveitar cada negativa para aprender e se desenvolver cada vez mais, e se tornar menos suscetível às frustrações do dia a dia.