Palestrantes ganham muito dinheiro – e não só com palestra
É de amplo conhecimento o fato de que palestrantes, principalmente os mais famosos, costumam ter um bom faturamento. A questão pouco discutida, no entanto, é de que forma essas pessoas conseguem ganhar dinheiro. “Através de palestras”, você imagina, certo? Mas a resposta, como veremos a seguir, pode ir muito além do produto mais popular.
Confira também:
- Como ser palestrante: o guia completo para começar a carreira
- Carreira de palestrante: como atrair clientes pelas redes sociais
Sabemos que uma das perguntas mais frequentes quando o assunto é carreira de palestrante é “quanto esse profissional ganha?” Evidentemente, os números tendem a variar muito. Afinal, a remuneração depende de uma série de fatores, como: experiência no mercado, domínio sobre o assunto, relevância etc.
Mas, além desses fatores mais conhecidos, o formato dos conteúdos também é um ponto muito relevante. Mas o que seriam esses formatos?
O que são os formatos de conteúdo para palestrantes
Os formatos de conteúdo são os tipos de produtos que você pode disponibilizar no mercado sendo um palestrante.
É importante ressaltar que um mesmo tema pode ter diversos desdobramentos. Por exemplo: você é especialista em Marketing Digital. A partir dessa especialidade, você pode desenvolver diversos produtos, como: palestra, treinamento de 8 horas, consultoria, curso online… São diversas possibilidades e formas de envelopar o conteúdo que você domina de uma forma que seja atrativa e relevante para o mercado.
Confira a lista dos principais formatos de conteúdo/produtos para palestrantes:
- Palestra;
- Treinamento;
- Curso;
- Podcast;
- Canal no YouTube;
- Mentoria;
- Consultoria;
- Livro;
- Plataforma.
Para entender mais sobre cada um desses formatos, acesse o conteúdo exclusivo que preparamos no link: clique aqui para conferir.
Por que investir em produtos diferentes
A palestra é o produto mais tradicional e o primeiro que nos vem à mente quando pensamos em palestrantes. Entretanto, dependendo do tema, ela pode não atender as principais necessidades de algumas empresas.
Vamos a mais um exemplo para esclarecer este ponto:
Digamos que a sua especialidade é Marketing Digital. Em uma palestra de 1h30 (apresentação + perguntas e respostas) você consegue passar uma visão geral sobre as melhores práticas, dar dicas rápidas para alguns dos principais problemas quando o assunto é Marketing Digital.
Por outro lado, a palestra não te permite analisar as estratégias utilizadas pela equipe de Marketing da empresa e trazer soluções específicas, mais assertivas.
Então, se a empresa contrata a sua palestra para tentar solucionar alguma dificuldade, ela pode acabar se decepcionando… Quando, na verdade, a solução ideal para empresa seria um produto com duração mais a médio/longo prazo, como uma mentoria.
Ou seja: ter diversos tipos de produtos é a melhor forma de atender diferentes públicos e necessidades. Desta forma, você é capaz de alinhar as expectativas com a empresa contratante e apresentar sempre o produto certo para o momento certo, evitando frustrações de ambas as partes.
Como palestrante, recomendamos que você tenha um conhecimento geral sobre os formatos possíveis. É evidente que se o seu objetivo é ter somente um produto, como a palestra, você não terá a obrigação de produzir outros formatos de conteúdo… Mas, se você estiver aberto(a) à novidades, melhor ainda (tanto para você quanto para o seu público)!
Por isso, não deixe de conferir a nossa série de conteúdos exclusivos para palestrantes!