Palestra: entenda como transformar os resultados da sua empresa
Uma palestra, de um modo geral, tem por finalidade motivar, informar e/ou conscientizar sobre algo, não é mesmo? Mas hoje, com tanta informação na internet, será que ainda precisamos de palestrantes para nos mostrarem o caminho mais assertivo?
A verdade é que por mais que existam diversos profissionais ensinando sobre comportamento, comunicação e vendas, eles podem não conseguir entender a real demanda da sua empresa. E isso acontece não por uma falha deles.
Uma palestra que aumente os resultados da sua empresa precisa inspirar as pessoas por meio de experiências de vida. Para isso, você, enquanto gestor, deve entender o que aflige sua empresa para então decidir qual tipo de palestra contratar.
Promover a educação corporativa é um grande desafio e se for contratada uma palestra que vá ao encontro aos anseios dos seus funcionários, você verá nitidamente as melhorias tanto na produtividade, quanto no relacionamento entre funcionários.
Continue lendo para saber como uma palestra pode transformar os resultados da sua empresa, além de conferir um dos nossos case de sucesso, da Sodexo, que recebeu uma orientação personalizada para o seu negócio e colheu frutos impressionantes.
Palestra: experiências que transformam
As palestras no ambiente corporativo são mais focadas em produtividade e motivação – duas temáticas diretamente relacionadas. Mas qual a abordagem sobre esses assuntos que precisa ser explorada para, por exemplo, ter mais foco e resultados acima da média?
Se a intenção da sua empresa for tratar na pessoalidade dos colaboradores, você pode pensar em: como ter hábitos saudáveis, conquistar equilíbrio emocional ou como lidar com o estresse e a ansiedade. Em certa medida todos esses temas são relevantes, concorda?
Muito mais importante do que definir qual o tema de um evento empresarial, é fazer uma análise para entender quais aspectos internos precisam ser potencializados para alcançar as metas. E é nesse ponto que você pode errar.
Às vezes você acha que seus funcionários precisam ser motivados, mas o que eles realmente precisam é de técnicas para aumentar a produtividade. Essa escolha impactará no sucesso da contratação de um palestrante – o que não quer dizer da qualidade do conteúdo das apresentações.
A contratação da palestra vai muito além do que o nome do palestrante. Você vai precisar da ajuda de uma empresa de educação corporativa, pois eles são especializados em oferecer soluções prontas e customizadas para atender as necessidades reais do seu negócio.
Em outro conteúdo falamos sobre palestra motivacional: como contratar um bom palestrante?
A clássica frase “santo de casa não faz milagre” se adequa muito bem para esse contexto. Ao contratar uma empresa que traz um olhar diferente para o seu negócio, você permite que seja traçado um novo viés e, consequentemente, se torna mais fácil identificar as dores da sua empresa ou dos funcionários.
Ter uma agência que olhe para dentro da sua empresa e interaja com os funcionários a partir do entendimento deste problema é o que garante uma palestra com maior efetividade e resultados muito maiores.
Case: Sodexo e a palestra de sucesso
Em julho de 2015 a equipe da Sodexo participou do Insperiência Day, um evento de relacionamento com palestrantes renomados, voltado para clientes e potenciais clientes, realizado na capital de São Paulo. Os profissionais ficaram tão encantados com nosso evento que pouco tempo depois entraram em contato para que fizéssemos indicação de palestrantes.
Mas como a Insperiência define suas palestras com base na necessidade do cliente, Fabrício Ramos, CEO da Insperiência, decidiu agendar uma reunião com a equipe da Sodexo para entender melhor a demanda, para então indicar nomes de acordo com a experiência profissional do palestrante.
Durante a reunião, a equipe informou que o presidente da Sodexo havia pedido um palestrante economista, uma vez que o foco do evento seria falar da importância da superação e da entrega de resultados, mostrando como a economia reagiria.
Ao analisar o público e os objetivos do evento, o time da Insperiência se deparou com um problema muito comum: a empresa queria um palestrante que não supriria a real necessidade do problema.
Pensando em oferecer um serviço de alta qualidade, a Insperiência fez um processo de curadoria para analisar e organizar os conteúdos e, posteriormente, fazer a proposta para a Sodexo:
“Pedi que nos dessem três dias para organizarmos o conteúdo e pensar em uma proposta diferente. Apresentei a equipe da Sodexo uma palestra com dois profissionais, um especialista em comportamento, desempenho e resultado. O outro seria um atleta conhecido internacionalmente com uma história de vida cheia de exemplos de superação. Os grandes nomes desse evento seriam Alexandre Prates e Junior Cigano. Se o objetivo era falar sobre superação e resultados, fizemos o casamento perfeito para que o evento fosse um sucesso. Para nossa satisfação, a proposta foi aceita e então tivemos as reuniões de briefing para alinhar os conteúdos. O resultado, nas palavras do presidente da Sodexo, foi a melhor palestra que já haviam realizado nos eventos”. (Fabrício Ramos, CEO da Insperiência).
O sucesso da palestra não foi da empresa nem do palestrante, mas sim da interação entre o objetivo do evento e a experiência do palestrante. Na Insperiência, os conteúdos dos diferentes profissionais interagem entre si, o que proporciona uma experiência mais rica e diversificada.
A completa satisfação da equipe da Sodexo fez com que eles se tornassem clientes fiéis da Insperiência, além das diversas palestras nas regionais que foram ministradas pelo Alexandre Prates e um projeto em vídeo – para plataforma interna.
A customização e a huminização da Insperiência ficam evidentes no depoimento da Verônica Souza, coordenadora de educação corporativa da Sodexo:
“A Insperiência tem sido nossa parceira desde que nos conhecemos! Acredito que o grande diferencial está relacionado ao fato da equipe fazer questão de conhecer nosso negócio e cultura para propor ações aderentes ao nosso público.”
Nesse post você aprendeu que para transformar os resultados da sua empresa, mais do contratar um palestrante, você precisa entender o real problema do seu negócio. E para ter efetividade na sua escolha, é indispensável o suporte de uma empresa de educação corporativa para garantir a assertividade do conteúdo.
Quer ter uma experiência que inspire? Então entre em contato com nosso time de especialistas prontos para oferecer soluções customizadas para atender e desenvolver as necessidades da sua empresa.
Maravilha!
Quero saber das condições de contratar Idalberto Chiavenato para uma palestra na Universidade Federal do Piauí Campus de Parnaíba para novembro de 2017.Professora Me Maria Dilma Ponte de Brito.
GOSTARIA DE TRABALHAR NOS FINAIS DE SEMANAS