O que fazer depois de escolher o tema de uma palestra?
Escolher o tema de uma palestra é um dos maiores desafios que os palestrantes enfrentam, mas não é o único. Você pode escolher o melhor tema do momento e não se sair bem na apresentação dele. Isso porque existem inúmeras variáveis que tornam uma palestra bem-sucedida. Continue a leitura para saber quais são elas.
Qualquer tema que você decidir apresentar em uma palestra vai exigir uma narrativa bem elaborada. Uma boa narrativa une experiências fora da curva, cases de sucesso, técnicas de storytelling e os outros produtos que você pode criar para agregar valor ao conteúdo da apresentação. No entanto, o que garante o sucesso de uma palestra é o planejamento. Os palestrantes devem planejar o período anterior, durante e posterior à apresentação.
Pense na sua palestra como um conteúdo. O que um conteúdo exige para ter sucesso na atualidade? Público-alvo, estratégia e engajamento. Sim, você precisa pensar na sua palestra dessa maneira. Veja a seguir como esses elementos podem te ajudar a construir um planejamento bem-sucedido para qualquer palestra.
Definir o público-alvo
Vamos supor que você já tenha escolhido o tema e montou uma narrativa para a sua palestra. O seu trabalho conta com experiências fora da curva, cases de sucesso, storytelling e os outros produtos que você produziu para agregar valor à sua palestra, como vimos anteriormente. Do que vai adiantar todo esse trabalho se você não definir um público-alvo, não conhecê-lo e nem gerar conexão com essas pessoas? Nada!
Atualmente existem inúmeras ferramentas, que podem te ajudar nisso como Google Analytics, Google Trends e até mesmo os relatórios das suas redes sociais. Aliás, se você ainda não produz conteúdo nas redes sociais, já passou da hora de mudarmos isso. A produção de conteúdo é o primeiro passo para crescer não só no mercado de palestras, mas em qualquer profissão.
Escolher a estratégia ideal para a palestra
Como uma estratégia pode ajudar os palestrantes? Com uma estratégia bem definida, os profissionais adquirem clareza dos melhores lugares para fazer e divulgar determinada palestra, e quais empresas e profissionais devem incluir na sua rede de relacionamentos para impulsionar a carreira. Mas, uma estratégia exige a definição de objetivos. Por que você quer palestrar e crescer como palestrante? Pense nisso!
Vamos pegar o exemplo de um palestrante de vendas! Qual é o público-alvo desse profissional? A equipe comercial das empresas, profissionais de marketing e empreendedores. É recomendado que esse palestrante produza conteúdo sobre o tema no ambiente digital e cultive relacionamentos com diferentes tipos de empresas e empreendedores.
Engajamento
E se o seu conteúdo não engajar? Um planejamento completo, que inclui o antes, durante e o depois da palestra garante engajamento. Você vai escolher as melhores estratégias, alinhadas aos objetivos traçados, para ganhar credibilidade e fortalecer seu engajamento. Para manter um bom engajamento também é necessário saber quem é seu público-alvo. Isso vai te ajudar a definir conteúdos que gerem interesse para essas pessoas.
Um palestrante que fala sobre vendas pode dar dicas de como contornar objeções, prospectar e fidelizar clientes. Comunicar que você é um palestrante de vendas, sem abordar esse assunto, não é a solução. A ideia é que você se torne uma autoridade e seja lembrado por quem quiser contratar palestras desse tema. Além disso, criar outros produtos, como livros e cursos, pode facilitar esse processo.
Depois de escolher o tema da sua palestra, você ainda precisará de tempo e dedicação. Definir o tema de uma palestra é só o começo! Não se esqueça de pesquisar o seu público-alvo, traçar os objetivos, encontrar a melhor estratégia, e começar a produzir conteúdo nas redes sociais. Ah, lembre-se de criar uma narrativa, abordar experiências fora da curva, cases de sucesso e aplicar técnicas de storytelling na narrativa da palestra.
Aqui você encontra todos os recursos necessários para se tornar um palestrante bem-sucedido. Fique atento e não deixe de conferir nossos demais conteúdos.