Mente empreendedora: a competência do momento
O que define ou faz com que identifiquemos uma pessoa de mente empreendedora? Ao contrário do que muitos pensam, para você ser empreendedor, você não precisa ter uma empresa aberta com um CNPJ. O que caracteriza um empreendedor é a forma como pensam e se comportam profissionalmente.
Mas quais são essas característica e porquê as empresas estão cada vez mais procurando candidatos que possuam essas qualidades? Confira a seguir.
Visão
Qualquer empreendedor que se preze consegue enxergar além, e ter a percepção do que acontecerá depois. Além disso, ser capaz de enxergar o futuro da empresa, do setor e não só da sua área ou do seu trabalho, são diferencial.
Postura de Dono
Agir como dono é algo muito difícil de se conseguir dos colabores. Além de ser uma das capacidades mais difíceis de se desenvolver nos funcionários, conseguir enxergar o lugar em que você trabalha como seu, é um conceito recente, as gerações anteriores foram ensinadas a trabalhar para garantir o seu bem e não o bem da empresa. Mas hoje, se comprometer com as organizações a ponto de enxergá-las como suas, é essencial para geral um bom clima interno e aumentar a produtividade dos colaboradores.
Fazer Acontecer
É abraçar aquele projeto que, mesmo quando ninguém dá nada por ele, você pega e faz acontecer! E além de colocá-lo em prática, é fazer com que ele aconteça da melhor forma possível.
Inovar e Reinventar
Quando você é novo na empresa é bem mais fácil você pensar nos processos e em como inová-los ou facilitá-los. Uma mente empreendedora não deixa que o tempo apague sua capacidade de inovar e de reinventar e facilitar processos e produtos da empresa.
Criar Oportunidade
“Espere pois na hora certa a oportunidade surgirá.” AQUI NÃO! Os empreendedores não esperam pela oportunidades, eles as criam, não só para eles quanto para os seus parceiros e companheiros de trabalho.
Construir Resultados
Mais do que gerar bons resultados, construir resultados é quando você consegue avaliar que algo não está sendo efetivo como previsto, e mudar. Tudo isso para moldar os seus resultados de acordo com a necessidade da sua empresa.
Sair da Zona de Conforto
Acordar, tomar café, sair de casa, chegar no trabalho, trabalhar, almoçar, voltar a trabalhar, voltar para casa, jantar, dormir, acordar… Viver constantemente na sua zona de conforto é um vício que muitos adquirem, afinal a rotina é um vício a ser quebrado. Para o empreendedor, cair na rotina não pode ser uma opção, ele tem que estar atento às possíveis inovações e estar disposto à pensar fora da caixa.
Se Preocupam com o Todo
Mais do que uma visão do negócio como um todo, o profissional empreendedor se preocupa com todas as funções e necessidades que não necessariamente estão dentro da sua área ou da sua função.
Reconhecem a Importância do Equilíbrio
Uma mente empreendedora sabe quando pode dar o máximo pelo trabalho mas também reconhece quando precisa de um descanso para renovar as ideias e o corpo. Esse profissional conhece os seus limites e, o mais importante, os respeita pois sabe que uma vida que não é equilibrada, uma hora ou outra desaba.
Assumir Riscos e Responsabilidades
Nessa Era imediatista que vivemos quem não arrisca, ale’m de não petiscar, não aprende com os seus erros e não consegue inovar ou acertar em outras coisas. Ou seja, quem não arrisca não sai do lugar! Nessa história, o mais importante é ter a consciência de que assumir a responsabilidade pelos seus atos faz parte do processo.
No time da Insperiência, além de grandes empreendedores, temos grandes nomes que tiveram uma carreira de sucesso por terem um posicionamento e uma mentalidade empreendedora. Entre no nosso site, confira nossos nomes e solicite um orçamento.