DestaqueSem categoria

Marketing: descubra como escolher os melhores palestrantes para seu evento

Um evento pode ser um excelente aliado para alcançar os objetivos de marketing da sua empresa, mas definir o tipo de evento e escolher o melhor palestrante pode ser um grande desafio. Eventos focados em conteúdo, por exemplo, podem proporcionar experiências incríveis, mas é preciso ter o conteúdo certo, para a pessoa certa.

Existe uma série de fatores a serem considerados na hora de escolher o profissional correto para o seu tipo de evento, nem sempre o mais barato ou o mais famoso serão as melhores opções. O conteúdo oferecido pelo palestrante tem que estar de acordo com os objetivos do seu evento e até mesmo com os valores da sua organização.

Então, como escolher o melhor palestrante para o seu evento? Para te ajudar nessa tarefa listamos o que você precisa fazer para tomar a melhor decisão:

  • Tenha claro o objetivo do evento

O primeiro passo é definir o propósito do evento, de forma clara e objetiva. Entenda o que você pretende alcançar com o seu evento, pode ser a motivação da equipe, o  desenvolvimento de liderança, melhorar a comunicação, despertar a criatividade, entre outras dezenas de possibilidades.

O importante é questionar-se sobre os reais motivos que levam a sua empresa a buscar pelo conteúdo de uma palestra.

  1. Estude o público do evento

Saber qual é o tipo de público que vai participar do evento e receber o conteúdo das palestras é essencial. Cada perfil de público demanda um estilo de palestrante diferente. Por isso, após definir o objetivo do evento, estude qual é o perfil comportamental do seu público, entenda quais são as suas preferências e quais problemas eles enfrentam e que podem ser solucionados a partir do seu evento.

Entendendo o público fica mais fácil definir o perfil do palestrante e de que forma ele irá abordar o conteúdo a ser oferecido. Em eventos comemorativos, com a presença de famílias, por exemplo, um palestrante que inspira por meio de sua experiência pode ser uma boa opção. Já para um evento destinado aos líderes da organização, um profissional experiente pode estimular as pessoas.

  1. Defina a proposta de valor

Agora que você já tem objetivos claros e conhece seu público é preciso entender de que forma a palestra vai agregar valor ao seu evento. Para definir a proposta de valor do seu evento responda às seguintes perguntas:

  • Quais valores e princípios a empresa deseja transmitir ao público?
  • Que tipo de conteúdo seu público valoriza?
  • De que forma o público se sente motivado a ir ao evento?
  1. Escolha uma empresa de educação corporativa para a curadoria de conteúdo

A essa altura você já sabe o que atrai o seu público e já deve ter alguns temas em mente para o seu evento. O desafio agora é como organizar o conteúdo da melhor forma.

Identificar o conteúdo adequado e organizá-lo de maneira que se torne eficiente e atraente ao mesmo tempo, requer metodologia e conhecimentos práticos específicos. É neste momento que uma empresa de educação corporativa pode te ajudar.

Diferente de empresas que unicamente agenciam palestrantes, as empresas de educação corporativa oferecem soluções customizadas para garantir que as palestras e treinamentos atendam às necessidades específicas do seu evento.

Os especialistas em educação corporativa, ao invés de oferecer um treinamento pronto, se aprofundam para entender sua demanda e indicar o melhor conteúdo e os profissionais mais qualificados e assertivos para o seu evento.

  1. Por fim, escolha o palestrante

Agora que você já tem objetivo, público, proposta de valor e conteúdo definidos, procure por palestrantes que irão entregar tudo que você procura. A Insperiência possui profissionais gabaritados e reconhecidos em suas áreas, que compartilham experiências de quem já passou por diversas situações e inspiram pessoas a buscarem cada vez mais.

Neste conteúdo você aprendeu que com planejamento e estudo é possível organizar um evento inesquecível para os participantes por mérito do conteúdo repassado e não apenas pela fama do palestrante ou pelo coffee break.

Quer encontrar o melhor palestrante para o seu evento? Então entre em contato com um time de especialistas prontos para oferecer soluções customizadas para atender e desenvolver as necessidades da sua empresa.

1 comments

  1. Como organizar o evento de 2018 da sua empresa - Blog Insperiência 8 novembro, 2017 at 18:48 Responder

    […] Curadoria de conteúdo: Muitas vezes os colaboradores já estão cansados de ouvir palestras dos líderes da própria organização. Nesses momentos é importante contratar um palestrante de fora, que provoque, motive e capacite o público. No entanto, definir os conteúdos e os profissionais mais adequados para essa missão não é tarefa fácil. Existem muitas empresas que podem ajudar na parte de curadoria de conteúdo. Já falamos sobre isso no texto sobre como escolher os melhores palestrantes para o seu evento. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *