Liderança: gestores nascem gestores?
Constantemente, uma dúvida surge dentro das organizações: a liderança é um dom ou é uma habilidade que pode ser treinada e desenvolvida?
Não há dúvidas que algumas pessoas nascem com aptidões para ocupar um cargo de destaque. No entanto, caso você não seja do time de pessoas que tem essas habilidades inerentes, saiba que é possível trabalhá-las para ocupar um cargo de influência.
Antes de mais nada…
Fortalecer a liderança é um ponto importantíssimo para ser trabalhado nas instituições. Muitos colaboradores estão desmotivados e descontentes com o emprego atual e isso se dá, principalmente, porque não possuem um líder preparado para o cargo.
Também é importante reforçar que atitudes saudáveis como feedback construtivo, comunicação transparente e oportunidades de descontração são necessárias tanto para os resultados como para a satisfação dos funcionários.
Quais habilidades podem ser desenvolvidas?
A liderança é uma competência comportamental. Sendo assim, é possível que seja aprendida por meio da prática. Esse aprendizado é contínuo e o ideal é sempre buscar o autoconhecimento para estar atento aos pontos de melhoria.
Para aqueles que almejam ou já possuem cargos de liderança, é possível se aprimorar na lista de competências a seguir por meio de experiências, estudos e empenho.
Comunicação
Um bom líder se comunica com clareza para motivar e criar laços com seu time. Sem confiança e direcionamento, seus liderados não se sentem preparados e engajados para alcançar ótimos resultados.
A comunicação é a principal habilidade que um profissional deve estar disposto a trabalhar, principalmente, quando se tem um cargo de liderança. Afinal, todos os desafios podem ser resolvidos com base no diálogo.
Inteligência emocional
O sucesso na carreira e na vida pessoal estão diretamente ligados a inteligência emocional. Quando um líder consegue administrar suas emoções, ele reproduz um clima próspero e propenso a melhoria.
Dessa forma, boas condutas impactam os resultados organizacionais de várias formas benéficas, afinal, o líder é o ponto de referência a ser seguido pela equipe.
Proatividade
Bons líderes sabem quando é necessário tomar a iniciativa frente às adversidades. Proatividade aumenta o engajamento e, em consequência, os resultados da equipe. Por isso, é importante ficar ligado no ambiente interno e externo para antecipar os desafios e problemas que surgem através de soluções rápidas, criativas e inteligentes.
Motivação
Um ponto fundamental para que seja realizado um trabalho com excelência é ter uma figura central com motivação. Caso contrário, os funcionários ao redor tendem a perder a produtividade, paixão e propósito ao exercer suas tarefas.
Saber influenciar positivamente as pessoas é um objetivo que o líder deve ter em mente para melhorar a eficácia de sua equipe.
Gestão do tempo
Tanto líderes quanto liderados precisam gerir bem seu tempo, pois uma queixa comum entre os colaboradores é não conseguir o desejado equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Afinal, o sentimento é de trabalhar muito e mesmo assim não dar conta de todas as demandas no prazo estipulado.
Quando um líder está atento a equipe, ele sabe estabelecer prioridades para si e para sua equipe, visando melhorar a performance e o equilíbrio dentro e fora da empresa.
Autoconhecimento: eficácia para a liderança
Já sabemos que os líderes não, necessariamente, nascem com as características listadas acima. Entretanto, como é possível trabalhá-las para ser reconhecido como um profissional eficaz?
Conhecer a si próprio é o primeiro passo para saber quais são os seus pontos fortes e os que precisam ser melhorados. Apenas com o autoconhecimento é possível traçar uma estratégia para melhoria.
Desta forma, uma sugestão eficaz é pegar papel e caneta para fazer uma lista com suas principais características. Com base nesta descoberta, você terá capacidade de se analisar para usar essas informações como guia da sua decolagem.
É possível também transformar o dia a dia da organização por meio de treinamentos, consultorias e palestras. Aqui na Insperiência, possuímos soluções essenciais e propícias para o desenvolvimento. Essa transformação só depende de você.