Inteligência Emocional: por que desenvolver?
A busca pelo controle das nossas emoções é um desejo da maior parte das pessoas que conhecemos. Pode perguntar para qualquer um para ver quem gostaria de ter estabilidade emocional, a maioria vai responder que sim.
“sentimentos”
Isso porque a nossa sociedade sempre nos acostumou a separar as emoções da nossa rotina, do nosso dia a dia. Quem nunca ouviu para deixar os problemas pessoais longe do trabalho? Mas diferentemente de separar os sentimentos e buscar estabilidade emocional, o que as empresas estão utilizando é a chamada Inteligência Emocional.
O que é Inteligência Emocional?
Quando começamos a perceber que deixar as emoções e os problemas de lado só forma uma bola de neve, tomar consciência delas desde o princípio, pode ser uma boa estratégia.
A Inteligência Emocional é a capacidade de compreender e gerenciar os próprios sentimentos, assim como o sentimento dos outros. É um conceito relacionado com a chamada “inteligência social”, presente na psicologia e criado pelo psicólogo estadunidense Daniel Goleman.
Por que desenvolver?
Para se conhecer cada vez mais: a inteligência emocional vai te ajudar a conhecer os seus sentimentos desde sua origem, o que te ajuda a entender os seus limites e o que te impacta.
Para conseguir gerenciar: com o conhecimento que você adquiriu sobre você mesmo, é possível saber quando você pode ser impulsivo, consegue ser sincero com você mesmo a todo tempo, organiza melhor as suas responsabilidades o que faz com que você consiga alcançar objetivos mais altos e ficar mais atento às novas oportunidades.
Para entender o outro: quando você se entende você consegue ser mais compreensivo com o outro, e é capaz de se colocar no lugar dele (ter empatia). Isso vai ajudar a resolver conflitos e entender a necessidade do outro.
Para se melhorar: esses conhecimentos te ajudam na hora de desenvolver novas habilidades e capacidades.
Como desenvolver?
1. Observe como o seu corpo reage às emoções e comportamentos
2. Reduza as emoções negativas: ser mais positivo
3. Não coloque a ansiedade e o estresse de lado, lide de frente com eles
4. Não julgue ou mude seus sentimentos com muita rapidez: não tenha pressa para tomar uma atitude ou reagir
5. Pratique o “responder” ao invés do “reagir”
6. Pratique a empatia
7. Crie um ambiente positivo
8. Conheça seus limites e saiba quando é suficiente
A inteligência emocional envolve não só a capacidade de olhar para dentro, mas também de estar presente no mundo ao seu redor.
Fiquei Muito Interessado pelo seu post.Vou acompanhar seu Blog que é muito bom. É TOP ! Esse tipo de conteúdo tem me agregado muito conhecimento.Grato !
[…] que seria uma tarefa bem difícil –, e sim que busque equilibrar o lado emocional com o racional. Inteligência emocional é a chave! Agir no calor do momento pode te conduzir ao erro, então conheça muito bem o problema […]