Funcionário Acomodado: o cargo que todos vamos ter
Não se desespere ou se revolte, mas em alguma altura do campeonato, você será um funcionário acomodado.
Isso não é algo exatamente ruim, nem o qualificará como um funcionário ruim, o que você precisa é escolher entre tornar esse cargo permanente ou temporário. Então fique ligado aos sinais!
É mais do que normal passarmos por fases de estagnação profissional, seja nos processos dentro do trabalho, na produtividade, ou no desenvolvimento e crescimento de carreira. Onde muitos se enganam é quando pensam que o funcionário acomodado é alguém que está desmotivado e desleixado em relação às demandas do trabalho. Mas às vezes, o colega conhecido por ficar até tarde, atolado de demandas, é o acomodado da vez.
Outro aspecto são as pessoas que tem como característica não querer ascender profissionalmente ou assumir riscos. Alguns são menos empreendedores que outros: Já imaginou uma organização em que 100% das pessoas desejem assumir cargos de liderança? Pessoas com esse perfil normalmente executam demandas básicas.
Confira os tipos de funcionário acomodado:
1- O sem novos desafios
Aquele que está acostumado a executar as mesmas tarefas todos os dias e fica por tempos sem receber ou buscar por novos desafios, acaba se acomodando com a própria rotina.
2- O workaholic
Quem iria imaginar que quem passa 12 horas no escritório estaria acomodado? A questão é que esse funcionário sofre do problema de fazer mais do mesmo. Faça o exercício: 0 a 10, o quanto você diria que seu mercado mudou nos últimos cinco anos? E você, de 0 a 10, o quanto você mudou na sua forma de trabalhar no mesmo período?
3- O sem liberdade
Quem não tem liberdade para crescer ou trazer coisas novas para o trabalho, por muitas vezes acaba se frustrando e essa frustração faz com que o funcionário acabe desistindo de trazer novidades e acaba se limitando a continuar fazendo o básico.
4- O sem reciclagem profissional
Nada adianta ter liberdade e poder trazer ideias novas, se o funcionário não tem contato com outros repertórios e novidades sobre mercado, modelos de trabalho ou outras formas de desenvolvimento profissional (e pessoal também).
Se identificou com algum desses itens? Você já foi um funcionário acomodado? Como superou essa fase? E se você é líder e quer saber como auxiliar o seu funcionário e reverter essa situação de “acomodado”, confira o infográfico com algumas dicas: