Está todo mundo em casa, como vamos nos relacionar?
Por Guilherme Alf
De uma hora para a outra a rotina profissional de (quase) todo mundo mudou. Não teve aviso prévio, treinamento ou escolha. O distanciamento social é a atual forma de trabalho de milhões de pessoas no mundo todo. As consequências, dúvidas e desdobramentos são muito grandes, mas cabe a mim, um grande apaixonado por redes de relacionamento no mundo profissional, trazer a questão que tem me atormentado a mente: como se relacionar a distância?
Calma, eu tenho um plano e vou dividi-lo com vocês.
Para começar, eu preciso que você se apegue a uma verdade que é totalmente absoluta e que vai lhe ajudar a enxergar o novo mundo: tudo é sobre pessoas. Empresas são feitas de pessoas, redes sociais são pessoas atrás de perfis digitais, negócios são realizados entre pessoas. E são as maneiras como as pessoas e negócios se relacionam que mudaram “do dia para a noite”. Ou seja, o seu principal foco para cuidar dos relacionamentos tem que ser cuidar das pessoas. Eu poderia terminar esse texto aqui mesmo reforçando o que acabei de dizer: cuide das pessoas e você estará cuidando dos seus relacionamentos profissionais.
Mas entre saber o que precisa ser feito e fazê-lo de fato existe algo que muitas vezes não temos: o plano. Vamos a ele.
Entre em contato
Comece com ações individuais e simples. Escolha 3 contatos no seu WhatsApp e envie uma mensagem para saber se está tudo bem, pergunte como tem sido os dias e, por fim, se coloque à disposição para ajudar no que for preciso. Não precisa ser só contato que você tenha algum tipo de negócio hoje – lembre-se que as relações precisam ser cuidadas sempre. Se você fizer isso durante uma semana de trabalho, serão 15 contatos por semana, ou seja, 60 no mês. Você lembra qual foi o último mês que você ativou 60 contatos?
Faça reuniões por vídeo
Grande parte destas 60 pessoas que você contatou irão retornar de forma até surpresa. Agora é hora de fazer um filtro e escolher 1 por semana para fazer um papo por Facetime (ou qualquer aplicativo em vídeo). A ideia aqui é olhar para as pessoas que você contatou e pensar quais delas seriam legais para uma conversa um pouco mais extensa. Você nem precisa falar diretamente de negócios, tenha em mente que para fazer relacionamento você precisa ter repertório de assuntos variados. Se você fizer isso, terá uma nova reunião por semana, ou seja, 4 novas reuniões (dessa vez on-line) no mês. Você lembra qual foi o último mês que você ativou 4 reuniões novas, fora da sua rotina?
Produza conteúdo
Mas não basta você se relacionar na esfera “individual”. É preciso manter a sua rede informada do que está acontecendo no seu negócio ou na sua carreira. Pessoas são curiosas por natureza e, de certa forma, todos querem saber de você. Uma vez por semana faça um post em uma das suas redes sociais (pode escolher a sua preferida) contando como essa pandemia está afetando a sua rotina profissional. Lembre-se que rede social não é muro de lamentações e por mais difícil que esteja sendo enfrentar tudo isso, se você pensar bem verá que tem importantes lições para compartilhar, inclusive as mais doloridas. Isso fará com que seus contatos nas redes sociais se mantenham informados do que está acontecendo no seu mercado. Um post por semana e você terá uma constância bem legal de conteúdos sobre sua carreira. Você lembra qual foi a última vez que manteve um conteúdo assim nas suas redes?
Tenha novas ideias
Não é só da porta para fora que você precisa se relacionar. Internamente também é muito importante que você mantenha suas relações ativas e essa mudança toda mostra algumas oportunidades. Lembra daquela ideia que nunca ia para frente pois “ninguém quer fazer diferente”? Pois bem, fazer diferente virou uma necessidade. Inovação e criatividade são duas ferramentas que vão ajudar qualquer tipo de negócio. Sim, qualquer. É hora de pensar diferente e, mais do que isso, colocar em jogo outras maneiras de resolver os problemas. Vamos combinar uma meta? A cada semana você irá propor uma solução criativa ou inovadora para um velho problema. Vai ser fácil? Não – mas é totalmente possível. Abra sua cabeça, traga novidades para o seu negócio e tenha certeza de que isso vai fazer com que você se destaque. Uma ideia por semana, durante um mês. São 4 ações, ideias ou atitudes novas… Lembra da última vez que você trouxe algo novo?
Planeje o dia 1
Para encerrar, vou compartilhar aquilo que eu considero a parte mais importante do plano: como você irá chegar no dia 1? Precisamos agir agora, mas precisamos nos preparar para depois. O dia 1 é quando as coisas começarem a voltar ao novo normal. Sim, esse dia vai chegar, embora hoje eu não saiba dizer quando. O dia 1 vai ser diferente para quase todos. Alguns mercados voltam antes, outros bem depois. Mas todos teremos esse dia, e a maneira como você se preparou para ele vai fazer muita diferença. Esse tempo em isolamento não é só sobre como vamos agir, e sim como vamos usar nosso tempo estudando o mercado, nos preparando, lendo e aprendendo com outras empresas e mercados. Separe ao menos 2 horas a cada 3 dias para mergulhar nisso. São 4 horas por semana dedicadas ao seu plano para o dia 1. O que vai mudar na sua rotina? No seu modo de fazer negócios? Nas suas tarefas? Se preocupe com isso e você terá um diferencial enorme ali na frente.
Essa pandemia é a prova de que hoje estamos sempre atrasados. É preciso olhar os próximos passos para podermos progredir. É difícil, mas é a nova realidade e, em poucas linhas, eu mostrei como dá para tentar fazer. Basta ter um plano.