Endomarketing – Como melhorar a comunicação interna da minha empresa
Muitas empresas, apesar de bem sucedidas, passam por recorrentes problemas relativos à desistência de funcionários, mas o que faria um bom colaborador abrir mão de seu emprego em uma corporação de sucesso? Há diversos motivos a serem especulados nesses casos, como: melhores salários e benefícios oferecidos pelo concorrente, má gestão direta, insatisfação com o cargo em execução e excesso de carga de trabalho. Porém, se nada disso ocorre em sua corporação, o alto índice de desistências pode ser um indício de falha na comunicação interna, o que pode, em muitos casos, passar a impressão de falta de transparência para os funcionários.
Um processo de endomarketing falho, além de gerar o famoso “rádio corredor” entre os funcionários – que se sentem inseguros e desconsiderados pela empresa-, ainda pode gerar sérias crises de comunicação entre empresa, população e imprensa. Afinal de contas, sem boas orientações aos funcionários, qualquer um deles pode ser abordado pelas grandes mídias para fornecer maiores esclarecimentos sobre algum assunto de sua corporação que saiu nas manchetes. Lembre-se, em tempos de redes sociais, todos somos passíveis de elogios e críticas públicas em tempo real. E seu colaborador também é seu cliente, se ele não quiser trabalhar em sua empresa, é porque algo está errado e você não vai querer que isso seja divulgado em progressão geométrica.
Pensando nisso, nós, do Blog Insperiência, trouxemos alguns pontos que poderão ajudá-lo a alavancar suas ações de comunicação interna, minimizando a falta de transparência e gerando melhor clima corporativo entre seus colaboradores. Vamos lá!
CRIE UMA NEWSLETTER IMPRESSA OU VIRTUAL
Informe periodicamente a todos os funcionários sobre as novidades do mercado, dicas de trabalho ou mesmo termos de esclarecimento para gestão de crises na comunicação. Deixe essas informações disponíveis por tempo indeterminado.
MINIMIZE A “RÁDIO CORREDOR”
Talvez um dos maiores problemas de uma empresa sejam as fofocas entre os funcionários e, em tempos de crise, as especulações e teorias da conspiração aumentam. Assim, invista em comunicados internos, oriente os gestores a passarem a seus colaboradores diretos o que realmente ocorre ou mesmo publique um vídeo interno com um depoimento do diretor. Seja sempre claro e transparente, assim você elimina rumores, a produção aumenta e seus funcionários sabem o que esperar da organização.
INFORME SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL E CULTURA ORGANIZACIONAL
Sua empresa tem visão, missão e valores. Reforce-os entre os colaboradores para que possam se adequar ao perfil de sua corporação.
METAS E PREMIAÇÕES
Crie um processo que estimule a criatividade e eficiência de seus funcionários para que elaborem soluções ou mesmo criem algo novo e premie-os quando uma nova ação for implementada com sucesso.
REUNIÕES INFORMAIS
Há diversos modelos para promover encontros entre colaboradores e diretoria, como um café da manhã com o presidente. Num ambiente informal, as pessoas tendem a ser mais compreensivas, abertas e colaborativas.
EVENTOS
Todos gostam de festas e reuniões sociais. Festas corporativas ou uma manhã que reúna periodicamente todos os funcionários, com palestras, apresentações dos diretores, brindes e novidades são ótimos exemplos de boas práticas de endomarketing.
INVISTA EM PALESTRAS MOTIVACIONAIS
Tais eventos são extremamente positivos, pois passam informações importantes, levantam a moral da equipe, aumentam a criatividade e levam o colaborador a pensar fora da caixa, pois informações e dados passados de forma lúdica são sempre melhor assimilados. Clique aqui e entenda como contratar um palestrante.
ASSOCIE INFORMAÇÕES E PROCESSOS OPERACIONAIS
Crie um portal com todas as informações sobre a área que abranja informações e dados, associando-os aos processos operacionais das funções, ressaltando a importância de sua execução e como devem ser feitas.
Essas foram algumas dicas simples de rotinas de comunicação interna e endomarketing que podem ajudar a minimizar problemas em sua corporação. E, não se esqueça: valorize seus colaboradores, ouça-os, invista em sua educação desenvolvimento por meio de cursos, aulas, conferências e seminários. Afinal de contas, eles são a verdadeira razão do seu sucesso.
Realmente muito bom este post! Conteúdo Relevante!
Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens.
Trabalho pela internet a alguns anos com meu blog de decoração e adoro
tudo referente ao assunto. Sei que o assunto não é decoração mas adoro
saber novidades em diferentes nichos e áreas. Obrigada