Dia da Voz: É de tirar o sono, mas tem solução
Quantas noites mal dormidas ao pensar que em determinado dia há uma apresentação para fazer, palestra a ser realizada ou porque à frente terá o comando de uma reunião importante. O assunto está na ponta da língua, é sua expertise, domínio pleno sobre cada detalhe do tema a ser apresentado. Ainda assim o medo invade! Toma conta do ser que deveria estar plenamente seguro de si pelo amplo domínio e conhecimento do que se propõe a falar.
É compreensível o temor súbito. Vários fatores externos são capazes de tirar o sono mesmo com a consciência de que o tema está dominado. Um deles é o medo de não se conectar com o público, de não rolar empatia e simpatia. Não basta apenas conhecer o assunto, tem que haver conexão para que todo aquele conhecimento seja assimilado de maneira prazerosa pelo interlocutor. Despertar o interesse do expectador, a simpatia dele e até mesmo a emoção do ouvinte é de fundamental importância para que a comunicação seja efetiva. Para assim ser, há a necessidade de falar de maneira agradável, envolvente e bem-humorada, mesmo que o tema seja dos mais sérios e relevantes. O comportamento extrovertido minimiza a possibilidade de o discurso cair na monotonia e em vez do interesse, provocar sono na plateia. A voz tem papel extraordinário nesta tarefa. A dinâmica da fala associada à correta interpretação, com tonificações das palavras mais importantes e fieis à sua real intenção, associada a gestos lógicos em harmonia com o que está sendo dito é capaz de manter vivo o interesse de quem o assiste. Como você fala diz muito mais sobre o que você fala. O sentido, o envolvimento, a paixão e importância do que é dito.
Ter consciência da própria voz é o primeiro passo para uma comunicação efetiva. O segundo é conhecer as técnicas que garantem produção vocal precisa para estabelecer conexão limpa com o receptor. Saber o que falar é tão importante como saber como falar. Treinar a fala utilizando recursos vocais é fundamental para exprimir com excelência todo o vasto conhecimento que a mente guarda. Pense seriamente neste preparo para não mais perder o sono às vésperas do grande dia.
Celso Cardoso
No Dia da Voz, o palestrante Celso Cardoso fala sobre o medo de falar em público e algumas técnicas para contornar esse problema, clique aqui e acesse o infográfico com 3 Passos Para Enfrentar o Medo de Falar em Público.
O especialista da fala, sabe como trabalhar e explorar cada detalhe e recurso para cada tipo de situação. Confira um trecho de uma das suas palestras em que trabalha a voz para convencer.
Precisando trabalhar ou explorar melhor a voz? Confira nosso site e solicite um orçamento.