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Cultura organizacional: Primeiros passos

A Cultura Organizacional é um assunto muito abordado no mercado de trabalho, mas ainda pouco praticado pela maioria das empresas. Para construirmos uma cultura organizacional de sucesso, o foco dos empreendedores não deve estar apenas no lucro, e sim, no crescimento do negócio a longo prazo.

A cultura organizacional está relacionada com o compromisso social da empresa. Por que um negócio existe? De que forma ele vai contribuir para a sociedade? Qual é o diferencial da empresa? Respondendo a essas perguntas chegaremos a algumas características que podem dar forma a cultura de um negócio. Entretanto, não é tão simples assim. Esse é apenas o primeiro passo.

A construção de uma cultura organizacional de sucesso exige a definição de missão, vissão, valores e propósito, no entanto, você precisa entender como uma cultura organizacional vai te trazer resultados. É isso o que vamos responder no tópico a seguir.

Como a Cultura Organizacional vai te trazer resultados?

O autor Adolfo Plínio Pereira, no livro “Uma liderança de valor”, diz que se firma um desafio e tanto ao líder. “Ao mesmo tempo em que deve desenvolver o seu estilo, em que denote previsibilidade na relação com a equipe de forma geral, com igual competência e cuidado, o líder deve se relacionar com cada um de sua equipe considerando sua individualidade”. 

Ou seja, um gestor qualificado precisa desenvolver a cultura organizacional e ainda considerar as individualidades de cada funcionário, principalmente em momentos de crise.

Em 2000, após Howard Schultz, fundador da Starbucks deixar o cargo, a cafeteria passou por uma grande dificuldade. A nova direção da empresa expandiu de forma inconsistente a quantidade de lojas da marca. No ano de 2008, o número saltou de 2.500 para 16.000 mil estabelecimentos abertos. Isso fez com que o rendimento da empresa despencasse.

Quando Schultz retomou o comando da cafeteria, as seguintes medidas foram tomadas:

  • Treinamento de colaboradores
  • Campanhas internas
  • Endomarketing

Agora que você percebeu a importância da cultura empresarial para sua empresa, vamos entender a diferença entre missão, visão, valores e propósito para colocar esses conceitos na rotina da sua empresa.

Missão, visão, valores e propósito

A personalidade de uma empresa está relacionada a cultura organizacional da mesma. A forma como um negócio é visto poelos colaboradores, clientes sócios e stakholders é fruto da definição de missão, visão, valores e propósito adequados. A seguir você vai entender a diferença de cada um deles e a importância de fazer essa reflexão. Ah, não esqueça de colocar o conteúdo em prática.

Missão

A missão é a razão pela qual uma empresa foi criada, qual o seu objetivo principal e o que ela pretende oferecer ao segmento em que está inserida. Entenda o motivo pelo qual você ou o fundador da empresa em que você trabalha arriscou e investiu nesse ramo. Resuma essa resposta em uma frase curta e fácil de ser entendida.

Visão

Já a visão representa os objetivos a longo prazo de um negócio, o futuro daquilo que a empresa quer executar e onde ela quer chegar. É através da visão que a equipe percebe o objetivo final. Cada meta batida é um passo a menos para alcançar a visão que foi estabelecida. A visão será a motivação dos colaboradores. O intuito é que a equipe vizualize o crescimento da empresa e busque evolução constante.

Valores

Chegou a hora de definir o comportamento da empresa. Como um negócio deve se portar para ser reconhecido da maneira adequada? Não esqueça que essa definição varia de acordo com o mercado, o segmento e a concorrência de cada organização. Os valores são códigos de conduta e ética dos quais a empresa não abre mão.

Propósito

O propósito inclui a transformação que uma empresa faz na vida das pessoas! Enquanto a missão revela o que você entrega, a visão representa os objetivos a longo prazo e os valores reforçam o comportamento da empresa, o propósito estabeleçe o porquê de uma empresa existir. Qual a transformação esse negócio quer provocar? Qual a diferença ela vai fazer na vida dos clientes? Para te ajudar a responder essas perguntas, veja a baixo como a cultura organizacional foi decisiva para grandes marcas do mercado.

Cultura Organizacional: Cases de socesso

Grandes empresas são lembradas pela cultura organizacional cativante que criam. Organizações como Google, Coca-cola e Netflix, além de serem reconhecidas no mercado, despertam o desejo de muitos profissionais que desejam fazer parte dessas marcas.

Coca-cola

Valores como inovação e orientação fazem parte de projetos específicos dentro da Coca-cola. A organização possui uma área dedicada exclusivamente à inovação e uma plataforma de comunicação global capaz de garantir uma comunicação efetiva entre sedes de diferentes regiões. Vale destacar que existem outros valores praticados pela empresa, esses são os principais.

A Coca-Cola tem como foco a diversidade e inclusão. O trabalho é pautado em criar, articular, regular e avaliar, o que engloba a atração e retenção de talentos até a avaliação e otimização dos processos.

Google

O maior site de buscas do mundo é conhecido por proporcionar um ambiente descontraído e um modelo de trabalho flexível. Todas as ações da empresa estão de acordo com a visão e os valores definidos. O Google é uma das marcas que mais se preocupam em manter uma cultura organizacional. Ele preza pela colaboração entre os funcionários e não visa o lucro acima do compromisso social.

A empresa instituiu, inclusive, o cargo de Chief Culture Officer (CCO), uma pessoa responsável por cuidar da cultura organizacional da gigante das buscas.

Netflix

A cultura organizacional da Netflix foi fator decisivo na revolução que a empresa protagonizou no mercado de streaming, que ocupou o lugar das locadoras de filme. O foco da empresa é nos valores da organização e nas habilidades de cada colaborador.

A netflix busca frequentemente a melhoria do serviço que oferecem, valoriaza as ideias dos funcionários e promove o crescimento profissional de todos os membros.

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