Destaque

Conteúdo digital: 5 lições que aprendemos com as lives de sucesso

Conteúdo digital: 5 lições que aprendemos com as lives de sucesso @insperiencia

Como medida de prevenção à covid-19, eventos e shows foram adiados ou cancelados. Demos início a um difícil período de isolamento social: quem pode, fica em casa. E, em meio a tantas preocupações com a disseminação da nova doença, um formato de conteúdo digital ganhou força total nas redes sociais – as tão faladas lives.

As transmissões ao vivo pela web têm sido utilizadas para as mais diversas finalidades: celebridades fazem suas aparições e interagem com os fãs, músicos e cantores fazem das apresentações mais intimistas até performances estrondosas para arrecadação de doações, profissionais debatem assuntos relevantes para o momento… Seja para fazer exercício físico, cantar ou aprender algo novo, tem live para todos os gostos.

Embora divida opiniões, não podemos negar que elas estão fazendo um enorme sucesso nesses tempos de quarentena. As lives musicais, especialmente, somam números impressionantes. Segundo o UOL, no ranking mundial de picos de audiência em lives do YouTube, artistas brasileiros ocupam quatro das cinco primeiras posições. O único artista estrangeiro é Andrea Bocelli, cuja live foi transmitida diretamente da Catedral de Milão, na Itália.

1º lugar: Marília Mendonça – 3,3 milhões de espectadores simultâneos

2º lugar: Jorge & Matheus – 3,16 milhões

3º lugar: Andrea Bocelli – 2,8 milhões

4º lugar: Gusttavo Lima – 2,76 milhões

5º lugar: Sandy e Junior – 2,54 milhões

Tendo em vista tamanho sucesso, resolvemos analisar algumas das principais características que acreditamos terem tornado as lives tão populares. Vale ressaltar que são elementos importantes não apenas para este formato de conteúdo, mas para os conteúdos digitais como um todo. Vamos lá!

1. Autenticidade e simplicidade

Ivete Sangalo de pijama na live

Ivete Sangalo na live iniciada na noite de sábado, 25 de abril, e encerrada somente na madrugada de domingo, 26 — Foto: Reprodução / Vídeo

Na noite de sábado, 25 de abril, foi ao ar uma das lives mais comentadas dos últimos dias: a de Ivete Sangalo. Em um clima familiar e sem grandes produções (com a cantora de pijama, vale destacar), o público foi cativado pela genuinidade da apresentação. Ivete criou um elo de conexão com seu público: afinal, representou o sábado à noite da quarentena de muita gente.

Em meio às estruturas utilizadas por outros artistas, ela demonstrou que a persona deve ser o foco principal de todo conteúdo.

O conteúdo deve acolher, entender as dores de quem consome, ser verdadeiro. Na situação em que estamos vivendo, essa empatia é ainda mais importante.

Muitas celebridades estão aparecendo de cara limpa, sem cerimônias, interagindo com os seguidores e mostrando um pouco da rotina. Situações que os fãs jamais imaginaram ver, o que torna cada uma delas ainda mais especial. Conteúdo feito por pessoas para pessoas.

2. Conteúdo útil

O título pode até dar a impressão de que todo conteúdo deve ser educacional. Mas não é bem por aí – e explicaremos o porquê.

Apesar das diferenças entre si, cada tipo de live parece ter uma razão de ser. Seja para divertir, ensinar, debater algum assunto específico. Algumas vêm para informar, outras para criar a saudosa atmosfera de happy hour na sexta-feira. Mas, em geral, as lives de sucesso oferecem o conteúdo que seu público deseja ou precisa.

Mais uma vez, o conteúdo é pensado para ajudar a persona. Além de empático, o conteúdo é generoso.

Empresas que entraram na onda das lives, por exemplo, deixaram a venda de seus produtos e serviços em segundo plano.

3. Entretenimento

Uma ótima forma de atrair a atenção das pessoas é a promessa de entreter. Mas não basta prometer, é preciso cumprir!

Estamos em meio a uma crise complicada. Nesse contexto, é perfeitamente compreensível que a energia das pessoas tenha caído. Enquanto alguns “aproveitam” o tempo para estudar e obter novas certificações, alguns estão enfrentando dificuldades para serem produtivos. E é aí que entra a descontração.

O conteúdo que entretém as pessoas está em alta.

É uma quebra na tensão muito importante para o emocional do seu público, o “respiro” que todos estão necessitando diante das notícias ruins e dificuldades enfrentadas.

Se quiser saber mais, falamos sobre os benefícios do humor aqui:

E uma sugestão de curso, para quem é de cursos (mas sem perder a diversão):

4. Estratégia de conteúdo digital

Falamos sobre leveza e descontração, mas live também é coisa séria.

Uma boa estratégia pode impulsionar os resultados tanto da sua live quanto dos demais formatos de conteúdo digital. É o que tem mostrado as ações das marcas que patrocinam grandes apresentações musicais durante o distanciamento social, além da arrecadação de doações para o combate à pandemia.

Aqui, podemos destacar o Desafio Corona, que foi lançado através de uma live de Denílson Show, nosso speaker, e o goleiro Alisson: “Uma maneira de captar doações e, ao mesmo tempo, retribuir a generosidade dos doadores com um presente especial”. Projeto idealizado por Danny Morais, zagueiro do Santa Cruz, e Guilherme Alf, RP, empreendedor e speaker da Insperiência; e o festival One World: Together at Home, criado pela ONG Global Citizen, com curadoria de Lady Gaga e artistas como Paul McCartney, Stevie Wonder, Elton John, Billie Eilish, entre outros, que arrecadou US$ 127,9 milhões.

Goleiro Alisson e Denilson - Desafio Corona

Desafio Corona/Divulgação

As transmissões online, por exemplo, oferecem diferenciais como imediatismo, interatividade e singularidade: cada live é única. Para as empresas, as lives são ótimas formas de gerar proximidade com o seu público, mostrar o seu posicionamento neste contexto, humanizar o contato e até gerar leads. Mas é importante saber encaixá-las em uma estratégia bem definida de marketing digital.

5. Recursos acessíveis: todos podem fazer!

E, por último, o recurso de transmissão online está disponíveis para todos cadastrados nas redes sociais. Embora as lives mais comentadas sejam as dos grandes artistas, evidentemente, todos podem gerar conteúdo para sua própria audiência: e isso também vale para os demais formatos de conteúdo.

Independente da área de atuação da empresa, é possível (e extremamente benéfico para os negócios) compartilhar informações relevantes para os clientes, ajudá-los na identificação de problemas e, é claro, na resolução.

A transformação digital já vinha sendo debatida há muito tempo, mas agora, neste cenário de crise, ela se impôs como uma necessidade urgente para as empresas. Marcar presença no digital já não é mais uma opção.

Lembre-se: siga as orientações das autoridades de saúde e reinvente a comunicação com muita criatividade: ferramentas não faltam!

Fica em casa - gif da salon line

A Insperiência também se rendeu às lives. Desde meados de março estamos convidando nossos speakers e profissionais das mais diversas áreas para debaterem assuntos importantes, como inteligência emocional, alimentação saudável, vendas e negociação no contexto de crise e até mesmo o coronavírus (sempre com especialista, é claro!).

As lives são divulgadas com antecedência e acontecem no Instagram, mas também disponibilizamos os bate papos na íntegra no nosso canal no YouTube.

Clique aqui e confira a playlist com as lives que já fizemos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *