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5 competências profissionais em alta em 2018

Em meio a uma crise política e econômica, o Brasil teve muitas empresas fechando suas portas durante 2017. Com equipes de trabalho menores, muitas organizações se reinventaram e optaram por manter os colaboradores mais preparados e capazes de executar mais de uma função. E se 2017 foi agitado, 2018 promete ser ainda mais. Dois momentos marcarão um período em que os ânimos ficam a flor da pele: a Copa do Mundo e as eleições. Diante deste cenário, é importante que as empresas contem com os profissionais competentes e habilidosos. Por isso, reunimos as 5 principais competências que estarão em alta em 2018. Confira:

Agilidade: seja para executar tarefas simples ou tomar decisões mais complexas, o profissional que resolver os problemas com agilidade sairá na frente. Mas, atenção! Agilidade não é sinônimo de pressa. Enquanto a pressa se caracteriza pela falta de calma e pelo desejo súbito de realizar algo, a agilidade querer cuidado, planejamento e estudo. Um profissional ágil é capaz de responder rapidamente às mudanças e antecipar-se a elas, atuando de forma mais eficiente e com mais flexibilidade.

Relacionamento: Após a chegada da internet e das redes sociais, as pessoas passaram a se relacionar mais do que nunca. Mas até que ponto os profissionais valorizam e mantêm suas conexões? Segundo o Relações Públicas Guilherme Alf, “Se você se conecta com mais pessoas, é evidente que você tem mais possibilidades. Porém, as possibilidades não são só pra você, são pra todas as pessoas. Consequentemente você tem mais concorrentes. Isso faz com que, se você tem relacionamentos mais sólidos e bem cuidados, as chances de ter sucesso é maior”. Perder um cliente por falta de cuidado com seus relacionamentos não é permitido, ok?

Adaptabilidade: A tecnologia muda, os colegas de trabalho vêm e vão, e os processos da empresa são alterados a cada ano. Você percebe a quantas transformações somos expostos todos os anos? Jogo de cintura e capacidade de adaptação são fundamentais para qualquer profissão. Na hora de seguir um planejamento, não seja tão rígido e aceite que, se houverem mudanças no meio do caminho, o planejamento pode ser mais flexível e mudar de rota.

Engajamento: Com as demissões causadas pela crise, as empresas aprenderam a trabalhar com um quadro mais enxuto de colaboradores. A partir daí, perceberam que os melhores profissionais tinham uma competência em comum: o engajamento. Mas se engana quem pensa que engajamento é o mesmo que comprometimento.“O profissional comprometido faz o que precisa ser feito porque tem que fazer, porque é cobrado, porque se não fizer pode ser demitido. Ao contrário, o profissional engajado faz por livre e espontânea vontade. Faz porque quer. Naturalmente, acabam sendo pessoas mais livres, criativas, que compram a ideia e fazem mais com menos”, explica o coach de carreira Alexandre Prates.

Visão de mundo: Com tanta informação disponível todos os dias na internet, os profissionais desatualizados não são mais aceitáveis dentro das organizações. Ter uma visão atualizada sobre o mundo, auxilia no entendimento do contexto não apenas global, mas também da empresa. Como somos afetados pela alta do dólar? Como a mudança da lei impacta nossa organização? Que sacada de marketing posso ter com a estreia de um novo filme? Se o seu problema é falta de tempo para ler as notícias, fique tranquilo. Diversos sites resumem os principais acontecimentos do mundo em poucos parágrafos. Um exemplo deles é o Canal Meio, uma newsletter que chega pela manhã no seu e-mail e reúne as notícias essenciais do dia. A leitura leva menos de 8 minutos.

 

Uma boa forma de aprimorar suas competências e as dos colaboradores da sua empresa é o investimento em treinamentos, palestras e cursos. A Insperiência, empresa de educação, tem um casting com 30 profissionais exclusivos com soluções customizadas em conteúdo.  Clique aqui para saber mais ou ligue (11)5083-9970.

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