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Carreira de palestrante: como atrair clientes pelas redes sociais

Carreira de Palestrante: Como Atrair Clientes pelas Redes Sociais - Insperiência

Um dos grandes desafios na carreira de palestrante é, sem dúvidas, gerar mais vendas. Afinal, de que forma atrair clientes interessados no conteúdo que você tem a oferecer? Como tornar orgânico o processo de aquisição de novos clientes e deixar de depender tanto da prospecção ativa?

Neste artigo, vamos falar sobre a importância de utilizar algo que você já tem, que é conteúdo, ao seu favor. Afinal, na busca por soluções mirabolantes, muitas vezes deixamos de olhar para o básico que precisa ser feito – isto é, o posicionamento e a produção de conteúdo.

O que é o posicionamento na carreira de palestrante?

Antes de entrarmos, de fato, na questão da produção de conteúdo, precisamos dar um passo anterior. Isso porque simplesmente começar a produzir conteúdo nas redes sociais não trará resultados efetivos se não houver um posicionamento definido.

Se você deseja investir na carreira de palestrante, seu posicionamento deve estar bem alinhado com seus objetivos.

Quando um visitante acessar o seu site ou suas redes sociais, por exemplo, não pode haver dúvidas. Ele precisa identificar rapidamente que você é um palestrante que aborda os assuntos X e Y e que tem em seu portfólio os produtos A, B e C.

Desde a bio do seu Instagram, título no LinkedIn até os links do seu site, você precisa mostrar claramente que é um palestrante… Ou speaker, como preferimos chamar nossos parceiros aqui na Insperiência.

Por que você deve desenvolver a produção de conteúdo

Imagine as duas seguintes situações:

1 – Você é especialista em um tema bastante conhecido, o que implica em uma concorrência mais numerosa;

2 – Você aborda um assunto ainda pouco conhecido/difundido pelas pessoas e empresas.

Os desafios são diferentes: no primeiro caso, é preciso demonstrar o seu diferencial; já no segundo, educar sobre a importância do assunto e os problemas que você resolve.

No entanto, em ambos os casos a produção de conteúdo é uma ótima solução.

Com as redes sociais (e o mercado, de forma geral) cada vez mais repletas de autoproclamados especialistas, entregar conteúdo de qualidade e comprovar a sua autoridade na área que atua passa a ser fundamental.

Exemplos não faltam. Afinal, os benefícios e a importância da produção de conteúdo já estão reconhecidos por profissionais dos ramos mais diversos. Em uma análise mais profunda, todo profissional pode perceber que há muito o que falar sobre sua profissão e a transmitir para outras pessoas. Além disso, de forma geral, toda profissão resolve algum tipo de problema.

Portanto: no seu caso, palestrante, a produção de conteúdo não deve ser um problema. A propósito, na carreira de palestrante, você deve ser um produtor de conteúdo nato. Isso significa que a parte mais difícil para a maioria das pessoas que atuam em outras profissões, que é encontrar temas para produzir conteúdo, está longe de ser uma dificuldade para você.

Como adaptar seu conteúdo para as redes sociais

Agora que você já entendeu a importância de ter um posicionamento claro e trabalhar na sua produção de conteúdo como palestrante, você deve estar se perguntando: “ok, mas como eu faço isso?”

Na verdade, esse é um ponto frequentemente levantado por palestrantes que não são especialistas em Marketing Digital e pensam que produzir conteúdo é um tremendo desafio.

A resposta é muito mais simples do que você imagina, mas requer um certo trabalho de:

  1. Conhecer o seu público;
  2. Determinar seus objetivos;
  3. Desenvolver um calendário editorial – e segui-lo;
  4. Explorar diferentes formatos e recursos;
  5. E, por fim, interagir nas redes sociais.

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