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9 Regras para Gerenciar Conflitos

Os conflitos fazem parte da vida, até mesmo do nosso ambiente de trabalho. O segredo de não deixar que eles atrapalhem seu rendimento ou prejudiquem o clima interno é gerenciar conflitos. Confira essas regras básicas e se inspire!

 

1- Saiba identificar quando um conflito irá acontecer

Reconhecer quando o embate irá acontecer te ajuda a lidar melhor com o problema. De acordo com uma pesquisa realizada pelo CPP Inc., 85% dos colaboradores tiveram que lidar com conflitos em algum ponto da sua carreira. A maior parte dos casos são por fatores da personalidade de cada um, ego, estresse ou problemas no trabalho.

 

2- Não deixe a bomba explodir

Lidar com o problema antes que vire uma bola de neve é essencial para não afetar a produtividade, e a felicidade do ambiente de trabalho. Na pesquisa, 54% dos colabores identificam o problemas e o resolvem antes da explosão. Caso necessário, não se esqueça de se reportar ao seu líder.

 

3- Saiba qual é o seu calcanhar de Aquiles

Reconheça o seu limite. Você e o seu trabalho tem tempo e energia finita, saiba quando relevar ou quando encarar a situação. Enfrente o problema quando afetar a qualidade do seu trabalho ou sua capacidade de trabalhar naquele ambiente.

 

4- Mantenha-se flexível e comprometido

Os conflitos são melhor resolvidos quando ambas as partes são flexíveis e fiéis ao compromisso que assumiram um com o outro, e com a empresa.

 

5- Não leve para o pessoal!

A maior parte dos conflitos no ambiente de trabalho são por conta da diferença de mentalidades dos colaboradores ou dos diversos estilos de trabalho.


“Eu não estou bem com isso!”

 

6- Escute bem

Uma dica para manter a mente calma durante um problema é abrir a cabeça e escutar com muita atenção. Quanto melhor você se comunica, você fica mais propício a resolver o conflito. Na pesquisa, 76% dos colabores que praticaram essa técnica conseguiram tirar algo positivo do problema.

 

7- Acalme os ânimos

Se um conflito começa muito esquentado ou emotivo, o ideal é utilizar técnicas que esfriem a discussão, como: saia da defensiva ou do ataque (tente ser o mais neutro possível), baixe o tom de voz, tomar um ar e sair da sala por um instante, use uma  linguagem corporal que seja positiva (como afirmar com a cabeça), fique focado no fato que ocasionou o problema (um problema de cada vez!).


“Se acalme!”

 

8- Se tudo até agora falhar, utilize técnicas de meditação

Se você se sente preso no conflito e não consegue enxergar nenhuma evolução do problema, ou alguma outra coisa que possa fazer para resolver, medite. A meditação nos ajuda a enxergar as situações pelo o ângulo de uma terceira pessoa que não está envolvida na discussão.

 

9- A melhor solução sempre é a prevenção

Elimine qualquer expectativa que tenha criado em cima de você ou do seu trabalho e diminua o tom autoritário. Crie um processo de gerenciamento de conflitos e contrate treinamentos para você e para a sua equipe.

 

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