6 Lições do Oscar para a sua Vida Profissional
No último domingo (24), aconteceu a 91ª cerimônia do Oscar que mais do que qualquer outro ano, foi marcante e revolucionária para a indústria do cinema. Com discursos marcantes, vitórias inusitadas e que quebraram o padrão dos “queridinhos” da Academia, separamos algumas lições dessa última edição para usarmos na nossa vida profissional.
Não pense mais em diversidade, RESPIRE diversidade!
Começando pelo ponto principal da noite que rendeu manchetes: o Oscar 2019 bateu o recorde com maior número de prêmios para negros e mulheres. Veja os responsáveis pelo recorde aqui.
Já faz um tempinho que se tem batido na tecla da diversidade, mas nesse momento, quando falamos sobre ela é para provocar a mudança de alguém que reconhece a importância da diversidade para qualquer ambiente (corporativo ou não), para a incorporarmos no nosso dia a dia.
Como esse processo não é de uma hora para a outra, as empresas procuram pessoas que já tenham esse pensamento e já vistam a camiseta da diversidade para ajudá-las a construir uma empresa mais heterogênea. Hoje em dia, diversidade é um dos nossos deveres profissionais.
Pare de ver caso a caso, pense no todo e em todos!
Representatividade, talvez essa tenha sido a palavra que definiu o último domingo. Discursos e vitórias mostraram o quanto é importante olhar para o lado e pensar no outro. Afinal, quem poderia imaginar que um documentário sobre menstruação, um longa de animação de super-heróis adolescentes e um filme mexicano ganhariam Oscar?
Alfonso Cuarón, ressaltou o tema em seu discurso “Nosso trabalho é olhar para onde ninguém olha. Essa responsabilidade se torna muito maior numa época onde estamos sendo encorajados a não olhar.”
Já Phil Lord, um dos diretores de animação do desenho “Homem-Aranha no Aranhaverso” que deu uma aula para todos sobre a importância da representatividade, disse: “Quando um garoto diz ‘ele se parece comigo’ ou ‘ele fala espanhol como a gente’, nós já vencemos”.
Inovações são ideias absurdas
Há 5 anos atrás você diria que filmes produzidos por uma plataforma online de streaming seriam indicados para o Oscar? Provavelmente as pessoas que pensaram nisso foram consideradas loucas por uma ideia tão absurda. Eis que em 2019, temos dois filmes da Netflix recebendo prêmios: Roma e Absorvendo o Tabu.
Compartilhe as suas histórias
Ainda na cerimônia, Domee Shi foi a primeira mulher da Pixar a comandar uma produção. Além de ter entrado para a história da Pixar, provou a sua força com o prêmio de melhor curta de animação. Em seu discurso, ressaltou a importância de compartilharmos ideias e histórias: “Para todas as garotas nerds por aí que se escondem atrás de seus sketchbooks, não tenha medo de contar as suas histórias para o mundo”.
Afinal, nossas histórias são únicas e só nós sabemos conta-las, se não você, quem contará as suas ideias e histórias?
Mude de ideia
Uma ideia de sucesso pode mudar muita coisa, mas uma mudança de ideia pode te dar o Oscar. Foi isso o que aconteceu com o filme Bohemian Rhapsody. Rami Malek ganhou o Oscar de melhor ator e em seu discurso ressaltou “Talvez eu não tenha sido a escolha óbvia, mas funcionou no fim”. E como funcionou!
Acredite e faça! Independente do que digam
Em 2019 outra questão muito forte ressaltada nos discursos dos vencedores foi sobre a persistência e sobre acreditar. E as maiores lições vieram de duas mulheres vencedoras na noite, a primeira, Hannah Beachler vencedora do prêmio de melhor direção de arte por “Pantera Negra”, além de ter sido a primeira mulher negra indicada para a categoria destacou em seu discurso “Quando alguém disser que vocês não são bons o suficiente, ouçam este conselho que uma mulher muito sábia me disse: eu fiz o meu melhor, e o meu melhor é o suficiente”.
Pra fechar, o discurso marcante de Lady Gaga que esteve afastada do mundo da música e voltou com tudo tornando Shallow um marco na história da música.
“Não é sobre ganhar, é não desistir. Se você tem um sonho, lute por ele. Existe uma disciplina. Não é sobre quantas vezes você foi rejeitado, caiu e teve que levantar. É quantas vezes você fica em pé, levanta a cabeça e vai adiante” aconselhou a cantora.