6 Dicas para receber um recém-contratado estrangeiro
Na semana passada, foi divulgado o número de autorizações de trabalho concedidas para os estrangeiros em 2017, para trabalharem temporariamente ou efetivamente no Brasil. Ao todo foram mais de 25 mil documentos emitidos, sendo 24.294 autorizações temporárias e 1.006 permanentes. A cada ano chegam mais e mais pessoas de outros países procurando oportunidades de trabalho, no Brasil. Com tantas culturas desembarcando, o desafio é incluí-las nas nossas empresas e fazer a adaptação do recém-contratado estrangeiro à cultura organizacional local.
Com o desafio lançado, cabe às equipes de RH e Comunicação coordenarem esse processo, para que a adaptação seja bem sucedida. Para dar uma ajuda, separamos algumas dicas de como realizar essa fusão de culturas e receber o novo colega de trabalho.
1. A seus postos… Preparar…
Mais importante que ter uma empresa preparada para receber os novos empregados, é ter o gestor responsável e a equipe a par da situação. O ideal, é realizar um treinamento com alguns insights desde como se disponibilizar para ajudar o novo colega, até alguns costumes do país de origem do recém-chegado para facilitar a acolhida.
2. Mais que amigos, friends
Para facilitar a integração, sugira para o gestor que ele organize almoços em equipe, happy hours, entre outras atividades de integração para o time conhecer melhor o novo companheiro de trabalho.
3. O mundo das ferramentas
Ofereça para o recém-chegado a sua ajuda e suporte para ele entender os processos e dinâmicas da empresa. Apresente para ele as ferramentas utilizadas no dia a dia da companhia e esteja à disposição para dúvidas.
4. I <3 BR
Dê para o novo colega dicas culturais da cidade em que a empresa está localizada, desde programas gastronômicos e de entretenimento, até programas turísticos que podem ajudá-lo a se ambientar melhor ao país e à nova cultura.
5. De ouvidos bem abertos
Sempre esteja aberto para aprender com os costumes e a cultura do recém-contratado. Muitas vezes, ele vai ter alguma dica de como facilitar ou readequar um processo, o que é bom para a sua empresa e para ele se sentir parte do time.
6. Ops! Yo don’t parlo
Se por acaso houver a barreira da língua, prepare a sua equipe com um curso de reforço do idioma que falarão no dia a dia de trabalho e, para o novo colega, ofereça um curso do idioma local.
Gostou das dicas? Quer saber mais como engajar o seu time? Entre no nosso site e confira.