10 dicas para ter funcionários motivados em 2018
Nos últimos anos, as empresas têm entendido a importância da motivação de seus colaboradores, afinal, um time engajado gera muito mais resultado dentro das organizações. Segundo pesquisa realizada nos Estados Unidos, colaboradores felizes rendem 12% a mais. Já os desmotivados, além de aumentarem o turnover da empresa, geram um gasto com demissões de aproximadamente US$ 350 bilhões por ano. Na dúvida, melhor investir na motivação dos seus funcionários, não é mesmo? Confira nossas 10 dicas para que você consiga reter seus melhores talentos e gere mais resultados para sua empresa:
1 – Feedbacks frequentes. Uma das principais queixas dos colaboradores é a ausência ou falta de frequência de feedbacks de seus líderes. Para isso, organize na sua agenda mensal, pelo menos um dia para dar feedback para sua equipe ou seus colegas. Mas o feedback deve ser dado apenas se o colaborador está desempenhando mal o seu trabalho? Não. Segundo o coach de carreira Alexandre Prates “Isso traz a conotação de que o feedback só é útil para corrigir comportamentos, ou seja, o momento da conversa é sempre negativo. Os líderes precisam compreender que o melhor momento para se aplicar um feedback é quando o colaborador está desempenhando bem, pois as chances de evoluir um comportamento positivo são muito maiores”
2 – Palestras Inspiradoras. Investir em palestras faz com que os funcionários se sintam valorizados, uma vez que este tipo de atividade proporciona crescimento profissional e pessoal. Para oportunizar este momento para seus colaboradores, pesquise por palestrantes motivacionais que sejam capazes de levar conteúdo e inspiração. E fique atento à experiência do profissional contratado: hoje, mais do que nunca, as pessoas estão dando mais valor para profissionais que possuem experiência prática, do que os meramente teóricos. São considerados autoridades, aqueles que possuem cases em suas carreiras que validem o conteúdo que abordam em suas palestras.
3 – Atividades de integração. Já teve a sensação de trabalhar o dia todo ao lado de um colega e não conhecer ele direito? O distanciamento entre colegas de trabalho é mais comum do que parece, e pode acarretar em problemas dentro das empresas. Segundo pesquisa da Deskmag, 62% dos colaboradores aumentaram a capacidade de trabalho em um ambiente mais integrado e colaborativo. O mesmo levantamento chegou à conclusão de que 90% dos entrevistados se sentem mais confiantes em ambiente integrado e 71% passam a ser mais criativos. Realize oficinas e workshops nos quais o trabalho em equipe seja explorado. O piloto da Stock Car Átila Abreu, coordena um Pit Stop que tem como objetivo ressaltar o espírito de eficiência, concentração, treinamento e trabalho em equipe “Neste Pit Stop, eu desafio os times da empresa a trocarem um pneu do carro de Stock Car no menor tempo possível, exatamente como os mecânicos da categoria.”
4 – Happy Hours. Um momento informal, como um happy hour, costuma gerar reflexos positivos dentro das organizações. Isso porque relações estabelecidas fora do ambiente de trabalho, tendem a ficar mais sólidas dentro do escritório. Sem a obrigação de falar sobre assuntos de trabalho, as pessoas identificam afinidades e conseguem se conhecer de forma mais íntima. Consequentemente, o clima melhora e o trabalho rende mais.
5 – Reconhecimento público. Não ter o trabalho reconhecido é uma das situações que mais desmotivam os colaboradores de uma empresa. Muitas vezes o reconhecimento acontece no momento do feedback, por meio de elogios. Mas ele se torna mais efetivo quando é exposto para o time todo, que acaba se espelhando no bom resultado do colega. As placas de “funcionário do mês” são uma alternativa muito utilizada por algumas empresas. Mas você pode ser mais criativo e fazer este momento ainda mais especial, como por exemplo presentear o colaborador com um almoço no seu lugar favorito ou pagar um passeio ou viagem. Não tem verba alguma? Dê um dia de descanso para o funcionário ou escreva um e-mail destinado a toda a empresa com a condecoração.
6 – Biblioteca colaborativa. Que tal criar um espaço na sua empresa para uma biblioteca colaborativa? A execução é simples: separe uma estante e coloque alguns livros. Quem quiser compartilhar alguma obra que já leu e quer passar adiante, pode colaborar. Os livros ficam a disposição e os colaboradores podem ter acesso a leituras diferentes. O importante é não ter preconceito com nenhum gênero literário: pode ser romance, quadrinhos, poemas, biografias ou livros mais técnicos. Caso você queira tornar o ambiente mais aconchegante ainda, coloque poltronas confortáveis próximas da estante. Assim, você criará um ambiente relaxante que pode ser usado por qualquer um que queira se desestressar.
7 – Acesso ao conhecimento. Treinamentos, cursos e workshops têm sido ótimas escolhas para desenvolver os profissionais dentro das empresas. A cada instante, novas tecnologias e formatos de trabalho estão sendo inventados e por isso é fundamental que os colaboradores acompanhem essas transformações. Podendo ser realizados tanto dentro como fora das empresas, essas atividades podem ser realizadas por especialistas de fora, desde que eles entendam exatamente às necessidades da empresa contratante. Proporcionar o acesso ao conhecimento é investir no colaborador, contribuindo ainda mais para a sua motivação dentro da empresa.
8 – Saúde e bem estar. Com a correria do dia a dia, nem todo mundo consegue cuidar da saúde. Já pensou ter um momento para isso dentro da empresa? Proporcionar alguns minutos de atividade física aos colaboradores, por exemplo, resulta em uma equipe menos estressada e com aumento de produtividade. Uma das atividades mais utilizadas dentro das empresas é a prática de yoga, que trabalha o equilíbrio entre corpo e mente. Consultas a um nutricionista, massagens rápidas, campeonatos de esportes ou parceria com academias: tudo é válido quando o objetivo é proporcionar uma melhor qualidade de vida aos colaboradores.
9 – Flexibilidade. Algumas empresas encontram dificuldade em ser flexíveis com seus funcionários, mas essa tem sido uma realidade cada vez mais próxima para muitas organizações. Flexibilidade no horário, no jeito de se vestir e até no local de trabalho, contribui para um ambiente mais leve e motivador. Segundo uma pesquisa FlexJobs, feita com mais de 2600 trabalhadores, opções de trabalho flexíveis iriam tornar 82% dos pesquisados mais leais à empresa, enquanto para para 87% a flexibilidade ajuda a reduzir o estresse.
10 – Trabalho voluntário. Se dentro das empresas, desempenhando seus papéis, os profissionais são exemplares, que tal colocá-los em um ambiente completamente diferente? Todos os anos, milhares de instituições de caridade recrutam voluntários para ajudar o próximo. Para quem é altruísta e vê sentido em colaborar na melhoria do mundo, trabalhar voluntariamente em algum projeto social é altamente motivador. Troque uma ideia com algumas instituições e faça uma parceria com a sua empresa.
Avalie quais as melhores dicas para motivar e engajar seu time e coloque-as em prática a partir de 2018. Para te ajudar, criamos 3 planners para que você consiga organizar seu 2018 da melhor forma. Faça o download AQUI.